| ISSN | 2237-9045 |
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| Instituição | Universidade Federal de Viçosa |
| Nível | Ensino médio |
| Modalidade | Ensino |
| Área de conhecimento | Ciências Humanas e Sociais |
| Área temática | Dimensões Sociais: ODS5 |
| Setor | Departamento de História |
| Bolsa | PIBID |
| Conclusão de bolsa | Não |
| Apoio financeiro | CAPES |
| Primeiro autor | Ligia Andrade Guedes |
| Orientador | VANESSA LANA |
| Título | Acolhimento e descobertas: o papel da escola no autoconhecimento de alunos LGBTQIAPN+ |
| Resumo | Acolhimento e descobertas: o papel da escola no autoconhecimento de alunos LGBTQIAPN Durante minha experiência na escola, pude observar de perto o processo de autoconhecimento que muitos alunos vivem, especialmente em relação à orientação sexual e identidade de gênero. Percebi como essa fase é marcada por descobertas importantes, mas também por muitas inseguranças. Notei que muitos têm dificuldade para se entenderem e se aceitarem, por medo do julgamento dos colegas. Alguns preferem se adaptar ao que esperam deles para não se destacar ou virar alvo de comentários. Isso se refletia em atitudes contidas, tentativas de parecer “igual” aos demais para não chamar atenção. Esse receio também se estende à família: vários demonstraram medo da reação dos pais caso descobrissem que são LGBTQIAPN+. Em conversas mais reservadas, alguns diziam que escondiam essa parte de si para evitar conflitos em casa. Mesmo diante dessas dificuldades, muitos encontravam apoio em figuras dentro da escola. Percebi que eles se sentiam mais à vontade para conversar com professores, estagiários ou pibidianos, buscando conselhos ou apenas alguém que os escutasse sem julgamentos. Para eles, saber que havia adultos dispostos a ouvir já parecia um grande alívio. Uma experiência que reforçou isso aconteceu em um trabalho dos alunos do 9º ano sobre direitos humanos. Eles precisavam produzir um vídeo sobre algum tipo de preconceito, e um dos grupos escolheu falar sobre a homofobia. O vídeo foi sensível e bem elaborado, mostrando como a discriminação impacta a vida das pessoas LGBTQIAPN+. A atividade abriu espaço para conversas importantes entre os alunos e incentivou atitudes de empatia e respeito. Essa vivência me ajudou a enxergar a escola para além do ensino formal. Ela também deve ser um espaço seguro para os alunos se descobrirem e se expressarem. Como pibidiana, foi significativo perceber como pequenas conversas, atenção e disponibilidade já fazem diferença, mostrando a importância de uma escola que acolha e respeite cada aluno como ele é. |
| Palavras-chave | Autoconhecimento, LGBTQIAPN+, insegurança. |
| Forma de apresentação..... | Painel |
| Link para apresentação | Painel |
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