Das Montanhas de Minas ao Oceano: Os Caminhos da Ciência para um Futuro Sustentável

20 a 25 de outubro de 2025

Trabalho 21548

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Ensino médio
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Dimensões Sociais: ODS5
Setor Departamento de História
Bolsa PIBID
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Ligia Andrade Guedes
Orientador VANESSA LANA
Título Acolhimento e descobertas: o papel da escola no autoconhecimento de alunos LGBTQIAPN+
Resumo Acolhimento e descobertas: o papel da escola no autoconhecimento de alunos LGBTQIAPN
Durante minha experiência na escola, pude observar de perto o processo de autoconhecimento que muitos alunos vivem, especialmente em relação à orientação sexual e identidade de gênero. Percebi como essa fase é marcada por descobertas importantes, mas também por muitas inseguranças.
Notei que muitos têm dificuldade para se entenderem e se aceitarem, por medo do julgamento dos colegas. Alguns preferem se adaptar ao que esperam deles para não se destacar ou virar alvo de comentários. Isso se refletia em atitudes contidas, tentativas de parecer “igual” aos demais para não chamar atenção. Esse receio também se estende à família: vários demonstraram medo da reação dos pais caso descobrissem que são LGBTQIAPN+. Em conversas mais reservadas, alguns diziam que escondiam essa parte de si para evitar conflitos em casa.
Mesmo diante dessas dificuldades, muitos encontravam apoio em figuras dentro da escola. Percebi que eles se sentiam mais à vontade para conversar com professores, estagiários ou pibidianos, buscando conselhos ou apenas alguém que os escutasse sem julgamentos. Para eles, saber que havia adultos dispostos a ouvir já parecia um grande alívio.
Uma experiência que reforçou isso aconteceu em um trabalho dos alunos do 9º ano sobre direitos humanos. Eles precisavam produzir um vídeo sobre algum tipo de preconceito, e um dos grupos escolheu falar sobre a homofobia. O vídeo foi sensível e bem elaborado, mostrando como a discriminação impacta a vida das pessoas LGBTQIAPN+. A atividade abriu espaço para conversas importantes entre os alunos e incentivou atitudes de empatia e respeito.
Essa vivência me ajudou a enxergar a escola para além do ensino formal. Ela também deve ser um espaço seguro para os alunos se descobrirem e se expressarem. Como pibidiana, foi significativo perceber como pequenas conversas, atenção e disponibilidade já fazem diferença, mostrando a importância de uma escola que acolha e respeite cada aluno como ele é.
Palavras-chave Autoconhecimento, LGBTQIAPN+, insegurança.
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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