| ISSN | 2237-9045 |
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| Instituição | Universidade Federal de Viçosa |
| Nível | Graduação |
| Modalidade | Ensino |
| Área de conhecimento | Ciências Humanas e Sociais |
| Área temática | Dimensões Sociais: ODS3 |
| Setor | Departamento de História |
| Bolsa | PIBID |
| Conclusão de bolsa | Não |
| Apoio financeiro | CAPES |
| Primeiro autor | Gabriély Maria Souza Pereira |
| Orientador | VANESSA LANA |
| Título | Educar também é cuidar: A importância do apoio emocional no ambiente escolar |
| Resumo | Como estagiária do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), atuando na Escola Municipal Doutor Arthur Bernardes no ano de 2025, pude vivenciar diversas situações emocionais dos alunos e dificuldades da escola em lidar com casos assim. Ao estarmos presentes no ambiente escolar, os estudantes enxergam em nós pibidianos, a figura de alguém mais acessível que poderá ajudá-los a lidar com questões pessoais e dificuldades emocionais, pois por muitas vezes os professores, devido à alta carga de trabalho, não conseguem se manter tão próximos dos alunos. A exemplo disso, presenciei um caso de crise de ansiedade de uma aluna do 6° ano, que estava presente na aula de história da professora supervisora. Como pibidiana, pude ter um olhar mais atento, estando mais próxima dos alunos, e com isso notei que havia algo de errado. Pedi permissão para a professora para retirar a estudante da sala e, enquanto a acalmava, percebi que ela não compreendia o que estava sentindo, nem sabia que aquilo era uma crise de ansiedade. Orientei a aluna a contar para a mãe o que havia acontecido e a procurar ajuda médica. Dias depois, ela retornou contando que já haviam procurado atendimento e iniciado o tratamento. Essa experiência me fez refletir sobre o quanto a escola precisa estar preparada para lidar com questões emocionais dos alunos, principalmente com a falta de apoio psicológico por parte das famílias. Fica evidente a importância de projetos e ações educativas que promovam o debate sobre saúde mental no ambiente escolar, permitindo que crianças e adolescentes aprendam a reconhecer seus sentimentos e saibam onde buscar ajuda. Além disso, mostra a relevância da presença de profissionais capacitados e espaços de escuta ativa dentro das escolas, que possam acolher e orientar os alunos de maneira adequada. Nesse contexto, o papel do professor e do pibidiano se amplia para além do ensino de conteúdos, sendo também agentes de cuidado, escuta e acolhimento, contribuindo para o desenvolvimento integral do estudante. |
| Palavras-chave | Saúde mental, Apoio psicológico, Acolhimento emocional |
| Forma de apresentação..... | Painel |
| Link para apresentação | Painel |
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