| ISSN | 2237-9045 |
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| Instituição | Universidade Federal de Viçosa |
| Nível | Graduação |
| Modalidade | Ensino |
| Área de conhecimento | Ciências Biológicas e da Saúde |
| Área temática | Dimensões Sociais: ODS4 |
| Setor | Departamento de Medicina e Enfermagem |
| Conclusão de bolsa | Não |
| Primeiro autor | Guilherme Silva de Brito |
| Orientador | VANDERSON ESPERIDIAO ANTONIO |
| Outros membros | Ana Clara Bernardes Goulart, ELIZIARIA CARDOSO DOS SANTOS, Lucas Ferreira de Oliveira, LUIZ CARLOS SOARES DE CARVALHO JUNIOR |
| Título | A Monitoria como Estratégia Ativa de Integração Morfofuncional e Estímulo ao Raciocínio Clínico no Ciclo Básico da Formação Médica: um Relato de Experiência |
| Resumo | INTRODUÇÃO: As disciplinas do ciclo básico do curso de medicina são essenciais na formação de uma base robusta de conhecimentos morfofuncionais dos estudantes (CERVI, 2023), impactando sobre a construção de pontes entre as demais disciplinas da matriz curricular. Entre as diferentes metodologias de ensino, destaca-se a tradicional, expositiva, fragmentada e dissociada da clínica. Esse modelo é apontado por colocar o discente em um papel receptivo no processo de ensino-aprendizagem, sendo responsável apenas por assimilar os conteúdos exibidos nos diversos cenários de ensino (BEATRIZ et al., 2024). Dessa forma, no curso de Medicina da Universidade Federal de Viçosa (UFV), o programa de monitoria acadêmica nas disciplina de Bases Morfofuncionais da Medicina I (MED101) surge direcionado à aplicação da abordagem ativa, pautada no estudante como o centro do processo de formação e na integração do conhecimento com a prática clínica, favorecendo a consolidação de fundamentos já nas etapas iniciais da formação acadêmica. OBJETIVOS: O projeto de monitoria visa contribuir para a melhoria do processo de aprendizagem na disciplina MED101, por meio da atuação de monitores-discentes. A proposta busca integrar conteúdos morfológicos e fisiológicos de forma contextualizada, aproximando-os à prática clínica mediante a análise de situações-problema, apresentações teóricas dialogadas e discussões em pequenos grupos no laboratório de práticas. METODOLOGIA:Estudo descritivo, do tipo relato de experiência, elaborado a partir da percepção dos monitores da disciplina MED101, ofertada no primeiro semestre do curso de Medicina da UFV. RELATO DE EXPERIÊNCIA: A monitoria foi conduzida por três acadêmicos e coordenada por um docente. Os monitores atuavam em apresentações em sala de aula e no laboratório, utilizando peças cadavéricas, sintéticas e exames radiológicos, favorecendo a participação e o raciocínio clínico dos estudantes como atores centrais e protagonistas no processo de ensino-aprendizado. Nas apresentações, eram realizadas exposições dialogadas sobre temas contextualizados em situações clínicas, correlacionando os sintomas e sinais com o conteúdo teórico discutido. Essa prática favoreceu o exercício metodológico aplicado na prática clínica. Todas essas estratégias culminaram em um aprendizado mais reflexivo e significativo, evidenciando a vantagem da metodologia ativa — ainda que represente um grande desafio. Para mitigar dificuldades individuais, foram associadas estratégias da metodologia tradicional, à abordagem ativa. CONCLUSÕES: O uso de metodologias ativas favoreceu uma abordagem aplicada, significativa, estimuladora e facilitadora no processo ensino-aprendizado dos conteúdos morfofuncionais. Contudo, quando necessário, o uso de abordagens tradicionais foi empregado como recurso para atender o objetivo da monitoria: a internalização estruturada dos saberes teóricos integrados aos clínicos no início da trajetória universitária no curso de medicina da UFV. |
| Palavras-chave | Metodologia Ativa, Monitoria, Educação Médica |
| Forma de apresentação..... | Painel |
| Link para apresentação | Painel |
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