Das Montanhas de Minas ao Oceano: Os Caminhos da Ciência para um Futuro Sustentável

20 a 25 de outubro de 2025

Trabalho 21545

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Dimensões Sociais: ODS4
Setor Departamento de Medicina e Enfermagem
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Guilherme Silva de Brito
Orientador VANDERSON ESPERIDIAO ANTONIO
Outros membros Ana Clara Bernardes Goulart, ELIZIARIA CARDOSO DOS SANTOS, Lucas Ferreira de Oliveira, LUIZ CARLOS SOARES DE CARVALHO JUNIOR
Título A Monitoria como Estratégia Ativa de Integração Morfofuncional e Estímulo ao Raciocínio Clínico no Ciclo Básico da Formação Médica: um Relato de Experiência
Resumo INTRODUÇÃO: As disciplinas do ciclo básico do curso de medicina são essenciais na formação de uma base robusta de conhecimentos morfofuncionais dos estudantes (CERVI, 2023), impactando sobre a construção de pontes entre as demais disciplinas da matriz curricular. Entre as diferentes metodologias de ensino, destaca-se a tradicional, expositiva, fragmentada e dissociada da clínica. Esse modelo é apontado por colocar o discente em um papel receptivo no processo de ensino-aprendizagem, sendo responsável apenas por assimilar os conteúdos exibidos nos diversos cenários de ensino (BEATRIZ et al., 2024). Dessa forma, no curso de Medicina da Universidade Federal de Viçosa (UFV), o programa de monitoria acadêmica nas disciplina de Bases Morfofuncionais da Medicina I (MED101) surge direcionado à aplicação da abordagem ativa, pautada no estudante como o centro do processo de formação e na integração do conhecimento com a prática clínica, favorecendo a consolidação de fundamentos já nas etapas iniciais da formação acadêmica.
OBJETIVOS: O projeto de monitoria visa contribuir para a melhoria do processo de aprendizagem na disciplina MED101, por meio da atuação de monitores-discentes. A proposta busca integrar conteúdos morfológicos e fisiológicos de forma contextualizada, aproximando-os à prática clínica mediante a análise de situações-problema, apresentações teóricas dialogadas e discussões em pequenos grupos no laboratório de práticas.
METODOLOGIA:Estudo descritivo, do tipo relato de experiência, elaborado a partir da percepção dos monitores da disciplina MED101, ofertada no primeiro semestre do curso de Medicina da UFV.
RELATO DE EXPERIÊNCIA: A monitoria foi conduzida por três acadêmicos e coordenada por um docente. Os monitores atuavam em apresentações em sala de aula e no laboratório, utilizando peças cadavéricas, sintéticas e exames radiológicos, favorecendo a participação e o raciocínio clínico dos estudantes como atores centrais e protagonistas no processo de ensino-aprendizado. Nas apresentações, eram realizadas exposições dialogadas sobre temas contextualizados em situações clínicas, correlacionando os sintomas e sinais com o conteúdo teórico discutido. Essa prática favoreceu o exercício metodológico aplicado na prática clínica. Todas essas estratégias culminaram em um aprendizado mais reflexivo e significativo, evidenciando a vantagem da metodologia ativa — ainda que represente um grande desafio. Para mitigar dificuldades individuais, foram associadas estratégias da metodologia tradicional, à abordagem ativa.
CONCLUSÕES: O uso de metodologias ativas favoreceu uma abordagem aplicada, significativa, estimuladora e facilitadora no processo ensino-aprendizado dos conteúdos morfofuncionais. Contudo, quando necessário, o uso de abordagens tradicionais foi empregado como recurso para atender o objetivo da monitoria: a internalização estruturada dos saberes teóricos integrados aos clínicos no início da trajetória universitária no curso de medicina da UFV.
Palavras-chave Metodologia Ativa, Monitoria, Educação Médica
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
Gerado em 0,76 segundos.