Das Montanhas de Minas ao Oceano: Os Caminhos da Ciência para um Futuro Sustentável

20 a 25 de outubro de 2025

Trabalho 21511

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Pós-graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Dimensões Sociais: ODS4
Setor Departamento de Estatística
Bolsa FAPEMIG
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro FAPEMIG
Primeiro autor Matheus Custódio da Silva
Orientador SEBASTIAO MARTINS FILHO
Outros membros Marciel Lelis Duarte, Verônica Manhães Saint'Clair
Título Trajetórias acadêmicas de estudantes da UFV: Uma aplicação de análise de sobrevivência com riscos competitivos
Resumo A compreensão das trajetórias acadêmicas de estudantes dentro das instituições públicas é algo essencial para o desenvolvimento de novas políticas que forneçam melhores condições de permanência para o corpo discente. Para investigar essas trajetórias de maneira adequada, especialmente diante de censuras, a análise de sobrevivência se apresenta como a mais apropriada, embora existam outras abordagens estatísticas. Diante disso, o objetivo deste trabalho foi investigar a trajetória de estudantes da Universidade Federal de Viçosa, utilizando análise de sobrevivência com riscos competitivos. Nesse sentido, o evento de interesse foi tomado como a situação de desvinculação do estudante da UFV por meio de exclusão, desligamento ou abandono. Além disso, as situações de conclusão e mudança de curso foram classificadas como eventos que competem com o evento principal. A variável resposta da pesquisa foi o tempo em semestres até o acontecimento de um dos eventos em questão, considerando as covariáveis centro, raça, ingresso, sexo, vínculo empregatício, filho, renda, local do Ensino Fundamental e tempo desde a conclusão do Ensino Médio. A função de incidência acumulada foi utilizada para calcular a probabilidade de um indivíduo experimentar um evento específico. Os estudantes do Centro de Ciências Exatas (CCE) apresentam maior probabilidade de desvinculação em relação aos demais estudantes e, percebe-se, uma maior incidência de conclusão por parte dos discentes do CCB e CCH. Em relação a covariável sexo, estudantes do sexo feminino possuíram maior incidência de formatura e menor de desvinculação. Quanto a raça, a maior probabilidade de formatura é dos alunos indígenas. Em relação a desvinculação, ambas as raças avaliadas apresentam resultados muito próximos. Na modalidade de ingresso, os estudantes ingressantes pelas políticas de ações afirmativas possuem menores probabilidades de desvinculação e formatura, em relação a ampla concorrência. Além disso, estudantes que pretendiam trabalhar durante o curso tiveram maior incidência de desvinculação e menor conclusão de curso. Comportamento semelhante foi verificado em estudantes que possuem filhos com até cinco anos de idade, em relação aos que não possuem filhos. Sobre a realidade socioeconômica, estudantes que possuem renda de até um salário mínimo tiveram conclusão de curso menos provável em comparação com estudantes com rendas superiores. Por outro lado, esse público experimenta a desvinculação com menor probabilidade do que os demais estudantes. Ademais, estudantes que fizeram Ensino Fundamental todo em Curso Supletivo tiveram maior probabilidade de desvinculação e menor de formatura. Por fim, estudantes que concluíram o Ensino Médio no último ano antes de ingressarem na UFV, tiveram menor incidência de desvinculação, em comparação com estudantes que concluíram o Ensino Médio em anos anteriores. Tais resultados evidenciam a influência de múltiplos fatores sociais na permanência e conclusão de curso.
Palavras-chave Universidade pública, permanência estudantil, função de incidência acumulada
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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