Das Montanhas de Minas ao Oceano: Os Caminhos da Ciência para um Futuro Sustentável

20 a 25 de outubro de 2025

Trabalho 21501

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Dimensões Sociais: ODS4
Setor Departamento de Artes e Humanidades
Bolsa PIBID
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Júpiter Marques Dias
Orientador EVANIZE KELLI SIVIERO ROMARCO
Outros membros Camila Oliveira de Souza, Carla de Godoi Floresta Mota
Título O Olhar para o Oprimido: Reflexões e Discussões do Bullying e Racismo pela Arte.
Resumo O presente trabalho, vinculado ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à
Docência (PIBID - Núcleo de Dança 2024/2026), apresenta uma proposta de utilizar a arte
como linguagem artística para abrir mais oportunidades de discussões e reflexões sobre
bullying/racismo presentes no ambiente escolar. A escolha do tema foi com base em um
contexto problemático observado pelas pibidianas em uma turma de 8º ano do Ensino
Fundamental II de uma escola estadual situada em Viçosa (MG), onde os alunos
frequentemente utilizavam falas preconceituosas entre eles mesmos, incluindo também a
grande rejeição pela disciplina de artes, logo foi visto que muitos não se sentiam seguros
em tentar falar sobre suas inseguranças, experiências ou se realmente entendiam o
conceito de “respeito” por conta do ambiente opressor. E de acordo com Cléo Fante (2005),
o bullying estimula comportamentos de delinquência e outros tipos de violências,
acarretando o aumento na produção de cidadãos deprimidos, estressados e com baixa
autoestima. A metodologia utilizada é de pesquisa-ação com coleta de dados através de
observações, com momentos de discussões e aplicação de oficina, usando jogos do teatro
do oprimido de Augusto Boal (1970), que tem como objetivo utilizar a linguagem teatral para
fazer conscientização social, promover escuta e o diálogo ativo, criar um espaço seguro
para explorar conflitos sociais, empoderamento e a buscar soluções para situações de
opressão, uma sugestão feita pela orientadora das pibidianas para alunos do Ensino
Fundamental II. Com a proposta ainda em andamento, é pretendido estímulos para o
aprimoramento do senso crítico dos discentes, promover um espaço mais acolhedor, seguro
e afetivo para que se sintam mais engajados a discutirem sobre a temática e se
expressarem sem medo das limitações, tais como os comportamentos/falas agressivas e
ofensivas por parte de colegas de classes e a falta de acolhimento do ambiente escolar,
assim contribuindo para uma instituição com um olhar mais sensível e disposta a enfrentar o
obstáculo junto de seus alunos.
Palavras-chave Artes, Bullying, Racismo.
Forma de apresentação..... Vídeo
Link para apresentação Vídeo
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