| ISSN | 2237-9045 |
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| Instituição | Universidade Federal de Viçosa |
| Nível | Graduação |
| Modalidade | Ensino |
| Área de conhecimento | Ciências Humanas e Sociais |
| Área temática | Dimensões Sociais: ODS4 |
| Setor | Departamento de Artes e Humanidades |
| Bolsa | PIBID |
| Conclusão de bolsa | Não |
| Apoio financeiro | CAPES |
| Primeiro autor | Júpiter Marques Dias |
| Orientador | EVANIZE KELLI SIVIERO ROMARCO |
| Outros membros | Camila Oliveira de Souza, Carla de Godoi Floresta Mota |
| Título | O Olhar para o Oprimido: Reflexões e Discussões do Bullying e Racismo pela Arte. |
| Resumo | O presente trabalho, vinculado ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID - Núcleo de Dança 2024/2026), apresenta uma proposta de utilizar a arte como linguagem artística para abrir mais oportunidades de discussões e reflexões sobre bullying/racismo presentes no ambiente escolar. A escolha do tema foi com base em um contexto problemático observado pelas pibidianas em uma turma de 8º ano do Ensino Fundamental II de uma escola estadual situada em Viçosa (MG), onde os alunos frequentemente utilizavam falas preconceituosas entre eles mesmos, incluindo também a grande rejeição pela disciplina de artes, logo foi visto que muitos não se sentiam seguros em tentar falar sobre suas inseguranças, experiências ou se realmente entendiam o conceito de “respeito” por conta do ambiente opressor. E de acordo com Cléo Fante (2005), o bullying estimula comportamentos de delinquência e outros tipos de violências, acarretando o aumento na produção de cidadãos deprimidos, estressados e com baixa autoestima. A metodologia utilizada é de pesquisa-ação com coleta de dados através de observações, com momentos de discussões e aplicação de oficina, usando jogos do teatro do oprimido de Augusto Boal (1970), que tem como objetivo utilizar a linguagem teatral para fazer conscientização social, promover escuta e o diálogo ativo, criar um espaço seguro para explorar conflitos sociais, empoderamento e a buscar soluções para situações de opressão, uma sugestão feita pela orientadora das pibidianas para alunos do Ensino Fundamental II. Com a proposta ainda em andamento, é pretendido estímulos para o aprimoramento do senso crítico dos discentes, promover um espaço mais acolhedor, seguro e afetivo para que se sintam mais engajados a discutirem sobre a temática e se expressarem sem medo das limitações, tais como os comportamentos/falas agressivas e ofensivas por parte de colegas de classes e a falta de acolhimento do ambiente escolar, assim contribuindo para uma instituição com um olhar mais sensível e disposta a enfrentar o obstáculo junto de seus alunos. |
| Palavras-chave | Artes, Bullying, Racismo. |
| Forma de apresentação..... | Vídeo |
| Link para apresentação | Vídeo |
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