Das Montanhas de Minas ao Oceano: Os Caminhos da Ciência para um Futuro Sustentável

20 a 25 de outubro de 2025

Trabalho 21488

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Dimensões Sociais: ODS4
Setor Colégio de Aplicação - Coluni
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro Outros
Primeiro autor Eduardo Martins Stohel
Orientador CARINA APARECIDA LIMA DE SOUZA
Outros membros Ackson Weslley Camilo de Matos
Título Acompanhamento do Processo de Produção Textual na Escola: Gêneros Discursivos e Práticas de Correção
Resumo Este trabalho tem como objetivo relatar e analisar produções textuais do segundo bimestre de 2025, de alunos do 1° ano do Ensino Médio do Colégio de Aplicação Coluni da Universidade Federal de Viçosa. A análise possui ênfase na abordagem dos gêneros discursivos e nos métodos de avaliação textual utilizados pela professora de Língua Portuguesa. Busca-se compreender como os estudantes usam as suas habilidades de escrita na referida produção textual, identificar os desafios enfrentados na atividade e avaliar as estratégias pedagógicas aplicadas para promover uma produção textual mais consciente, coerente e adequada aos diferentes contextos comunicativos. Vale apontar que a produção textual ocupa um lugar central no ensino de Língua Portuguesa, sendo uma habilidade fundamental para o exercício da cidadania e da inserção social e acadêmica. Destaca-se que muitos alunos apresentam dificuldades em escrever na perspectiva de gêneros discursivos em diferentes situações comunicativas, como foi observado pelos pibidianos de Língua Portuguesa do CAp-Coluni. Dessa forma, ao considerar os gêneros discursivos, conforme proposto por Bakhtin (2016), como formas relativamente estáveis de enunciados que circulam socialmente, reconhece-se a importância de trabalhar com textos inseridos em contextos reais e significativos. Isso permite que o ensino da escrita deixe de ser uma atividade descontextualizada para se tornar uma prática efetiva de linguagem. Além disso, os métodos para avaliação textual, adotados pela professora, exercem forte influência na evolução da escrita dos alunos. Estratégias que valorizam a reescrita, o feedback formativo e a reflexão sobre a linguagem tendem a ser mais eficazes do que abordagens exclusivamente avaliativas ou punitivas. Com isso, o acompanhamento sistemático da produção textual permite refletir sobre práticas pedagógicas, contribuindo para a qualificação do ensino de escrita. Portanto, a pesquisa é de natureza qualitativa e descritiva, com base em uma abordagem etnográfica escolar. Assim, o trabalho foi desenvolvido em três etapas: observação e registro das práticas pedagógicas de produção textual em turmas do 1° ano do Ensino Médio, com foco na proposta de escrita e nas orientações fornecidas pela professora; coleta de algumas produções textuais do segundo bimestre de 2025; análise dos métodos avaliativos utilizados, incluindo tipos de feedback, marcações feitas pela professora e critérios adotados. Sendo assim, as produções foram analisadas com base nos seguintes critérios: adequação ao gênero discursivo, ao tema, à coesão textual e ao domínio da norma padrão (quando exigido).
Palavras-chave Produção textual, gêneros discursivos, correção textual.
Forma de apresentação..... Vídeo
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