| ISSN | 2237-9045 |
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| Instituição | Laboratório de Desenvolvimento Infantil |
| Nível | Graduação |
| Modalidade | Ensino |
| Área de conhecimento | Ciências Humanas e Sociais |
| Área temática | Dimensões Sociais: ODS4 |
| Setor | Departamento de Educação Infantil |
| Bolsa | Não se Aplica |
| Conclusão de bolsa | Não |
| Apoio financeiro | Outros |
| Primeiro autor | Camila Michele Barros Rodrigues |
| Orientador | NAISE VALERIA GUIMARAES NEVES |
| Outros membros | VANILDA DE PAIVA BASTOS |
| Título | Senegal, jërëjëf! Vivências antirracistas com bebês na Educação Infantil |
| Resumo | Este trabalho apresenta a experiência de um projeto de ensino desenvolvido no Estágio Supervisionado em Educação Infantil II, realizado no segundo semestre de 2023, no turno da tarde do berçário do Laboratório de Desenvolvimento Infantil (LDI), da Universidade Federal de Viçosa (UFV), em Minas Gerais. O projeto teve como público-alvo bebês com faixa etária de 1 ano a 1 ano e 6 meses e propôs experiências baseadas na cultura senegalesa, articuladas com uma proposta de educação antirracista desde a primeira infância. Inspirada em uma vivência pessoal da estagiária no Senegal, a proposta nasceu da necessidade de promover o reconhecimento da diversidade cultural e de enfrentar o racismo estrutural por meio da prática pedagógica cotidiana. Ao longo de seis semanas, foram desenvolvidas dez atividades que contemplaram diferentes linguagens — matemática, oral, escrita, ciências naturais e sociais, artes plásticas, dramáticas, musicais, corporeidade e movimento — sempre com intencionalidade, ludicidade e o uso de materiais concretos. As experiências envolveram desde o manuseio de tecidos e instrumentos musicais senegaleses até a vivência de refeições em roda, inspiradas nos hábitos daquele país. Houve leitura de histórias, produção coletiva de cartas, explorações sensoriais com hibisco, dança, pintura com areia e o contato com roupas e imagens do Senegal. Cada atividade foi planejada com base no estádio de desenvolvimento sensório-motor, respeitando seus interesses, ritmos e formas de expressão. Ao longo do processo, foi possível observar o crescente envolvimento dos bebês, que demonstraram curiosidade, participação ativa e encantamento diante das propostas relativas às diferentes experiências e vivências culturais. Reações como olhares atentos, vocalizações, gestos e interações com os materiais evidenciaram o protagonismo dos bebês na construção de sentidos sobre o mundo que os cerca. A experiência reforça a importância de práticas pedagógicas que integrem afeto, escuta sensível, respeito à diversidade e compromisso com uma educação antirracista desde os primeiros anos de vida. O trabalho também contribuiu de forma significativa para a formação docente, evidenciando que educar-cuidar de bebês exige intencionalidade, sensibilidade cultural e responsabilidade ética na construção de uma infância plural, representativa e potente. |
| Palavras-chave | Educação Antirracista, Bebês, Cultura Senegalesa |
| Forma de apresentação..... | Painel |
| Link para apresentação | Painel |
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