Das Montanhas de Minas ao Oceano: Os Caminhos da Ciência para um Futuro Sustentável

20 a 25 de outubro de 2025

Trabalho 21487

ISSN 2237-9045
Instituição Laboratório de Desenvolvimento Infantil
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Dimensões Sociais: ODS4
Setor Departamento de Educação Infantil
Bolsa Não se Aplica
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro Outros
Primeiro autor Camila Michele Barros Rodrigues
Orientador NAISE VALERIA GUIMARAES NEVES
Outros membros VANILDA DE PAIVA BASTOS
Título Senegal, jërëjëf! Vivências antirracistas com bebês na Educação Infantil
Resumo Este trabalho apresenta a experiência de um projeto de ensino desenvolvido no Estágio Supervisionado em Educação Infantil II, realizado no segundo semestre de 2023, no turno da tarde do berçário do Laboratório de Desenvolvimento Infantil (LDI), da Universidade Federal de Viçosa (UFV), em Minas Gerais. O projeto teve como público-alvo bebês com faixa etária de 1 ano a 1 ano e 6 meses e propôs experiências baseadas na cultura senegalesa, articuladas com uma proposta de educação antirracista desde a primeira infância.
Inspirada em uma vivência pessoal da estagiária no Senegal, a proposta nasceu da necessidade de promover o reconhecimento da diversidade cultural e de enfrentar o racismo estrutural por meio da prática pedagógica cotidiana. Ao longo de seis semanas, foram desenvolvidas dez atividades que contemplaram diferentes linguagens — matemática, oral, escrita, ciências naturais e sociais, artes plásticas, dramáticas, musicais, corporeidade e movimento — sempre com intencionalidade, ludicidade e o uso de materiais concretos.
As experiências envolveram desde o manuseio de tecidos e instrumentos musicais senegaleses até a vivência de refeições em roda, inspiradas nos hábitos daquele país. Houve leitura de histórias, produção coletiva de cartas, explorações sensoriais com hibisco, dança, pintura com areia e o contato com roupas e imagens do Senegal. Cada atividade foi planejada com base no estádio de desenvolvimento sensório-motor, respeitando seus interesses, ritmos e formas de expressão.
Ao longo do processo, foi possível observar o crescente envolvimento dos bebês, que demonstraram curiosidade, participação ativa e encantamento diante das propostas relativas às diferentes experiências e vivências culturais. Reações como olhares atentos, vocalizações, gestos e interações com os materiais evidenciaram o protagonismo dos bebês na construção de sentidos sobre o mundo que os cerca.
A experiência reforça a importância de práticas pedagógicas que integrem afeto, escuta sensível, respeito à diversidade e compromisso com uma educação antirracista desde os primeiros anos de vida. O trabalho também contribuiu de forma significativa para a formação docente, evidenciando que educar-cuidar de bebês exige intencionalidade, sensibilidade cultural e responsabilidade ética na construção de uma infância plural, representativa e potente.
Palavras-chave Educação Antirracista, Bebês, Cultura Senegalesa
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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