| Resumo |
Introdução: O uso da impressão em 3d vem sendo cada vez mais utilizado na área da saúde. Essa ferramenta, já utilizada em outras áreas, traz a possibilidade de criação de protótipos mais realistas, baixo custo e facilidade de impressão. A simulação realística é uma estratégia de ensino em que os discentes tem a oportunidade de colocar em prática seus conhecimentos e habilidades em ambientes controlados, antes de ir para uma situação real. A impressão de peças em 3d é uma ferramenta para auxiliar no processo de ensino-aprendizagem, uma vez que possibilita o desenvolvimento de peças que podem ser difíceis de adquirir, devido a escassez e o alto custo dos materiais para simulação em saúde. Objetivos: Descrever o processo de desenvolvimento de um protótipo de arcada dentária, criada com o objetivo de melhorar o processo de ensino-aprendizagem de estudantes do curso de enfermagem da UFV. Metodologia: Foi extraído um modelo de arcada dentária do site Open3dModel e, posteriormente, através do software Onshape, foram realizados ajustes nas peças, com relação ao tamanho e encaixes, além disso, modelo foi convertido para o formato STL e, no software Ultimaker Cura, foi ajustada para impressão. A impressora utilizada foi a Creality Ender 3, que fica localizada na Divisão de Saúde da UFV. A impressão foi feita em algumas etapas, devido ao tamanho e detalhes da peça. O material utilizado para impressão foi o filamento de PLA, que é um material biodegradável. Após a finalização da impressão, foram necessários realizar alguns acabamentos, como o polimento da peça e a retirada de suportes, com intuito de melhorar sua aparência e durabilidade. Ao final, foi aplicada uma tintura à peça, utilizando tinta PVA, para que a peça ficasse mais próxima da realidade, além da aplicação do verniz, para dar brilho. Resultados: a impressão da peça foi realizada com sucesso. Algumas etapas precisaram ser repetidas, devido a algumas falhas técnicas, como a qualidade da impressão, que se apresentou insatisfatória em um certo momento, porém, com ajustes realizados, foram obtidos resultados adequados. Conclusão: A utilização da impressora 3d permite a criação e o desenvolvimento de itens essenciais para o processo de ensino-aprendizagem dos estudantes. A criação do protótipo de arcada dentária possibilitou a confecção de um recurso essencial, com baixo custo e de boa qualidade. Além de ampliar o acesso a materiais de difícil obtenção, a impressora 3d representa uma inovação na formação dos estudantes, além de fortalecer, na prática, o elo entre saúde e tecnologia. |