Das Montanhas de Minas ao Oceano: Os Caminhos da Ciência para um Futuro Sustentável

20 a 25 de outubro de 2025

Trabalho 21402

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Dimensões Ambientais: ODS7
Setor Departamento de Engenharia de Produção e Mecânica
Bolsa PIBIC/CNPq
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro FAPEMIG
Primeiro autor Pedro Ribeiro de Oliveira
Orientador JULIO CESAR COSTA CAMPOS
Outros membros ANTONIO MARCOS DE OLIVEIRA SIQUEIRA, Estêvão Faria Duarte Freitas, José Antonio da Silva , Washington Orlando Irrazabal Bohorquez
Título Uso de Rede Neural para optimizar funcionamento de motor diesel e reduzir emissões de NOx
Resumo Com o avanço das técnicas de Inteligência Artificial (IA) e sua aplicação em setores industriais, e considerando a crescente demanda por motores de combustão interna mais eficientes, este trabalho tem como objetivo propor uma abordagem híbrida ao combinar ferramentas de IA e simulações numéricas de motores a combustão interna, em conjunto com o ANSYS CHEMKIN.
O CHEMKIN é um software já validado e amplamente utilizado na indústria, que permite modelar com precisão os processos de combustão, ignição e formação de poluentes. As simulações numéricas têm como base o Motor Diesel TD 202, que se encontra instalado no Laboratório de Termodinâmica. Essa modelagem permitirá obter dados confiáveis de desempenho e emissões, incluindo curvas de torque, potência, eficiência térmica, níveis de CO, CO2 e NOx. Esses dados servirão como base para o treinamento de uma rede neural desenvolvida em PyTorch. Inicialmente, é definido um conjunto de parâmetros de operação do motor, juntamente com seus limites físicos. O CHEMKIN processa esses parâmetros, fornecendo os dados de saída correspondentes (desempenho e emissões). Tanto os dados de entrada quanto os de saída são utilizados para ajustar os pesos da rede neural por meio de algoritmos de aprendizado, com o objetivo de, ao mesmo tempo, maximizar os parâmetros de desempenho e minimizar a emissão de poluentes. A cada iteração, a rede neural propõe um novo conjunto de condições de simulação, que é novamente avaliado pelo CHEMKIN. Esse processo iterativo orienta a busca por combinações de parâmetros que otimizem o funcionamento do motor. Além disso, será aproveitado o recurso NVIDIA CUDA (Compute Unified Device Architecture), que permite utilizar o poder de processamento paralelo de GPUs para reduzir drasticamente o tempo necessário para iterações, viabilizando a exploração de um grande número de parâmetros. Após essa metodologia aplicada, os resultados serão validados experimentalmente em bancada com o motor Diesel, comparando as previsões da rede com dados reais obtidos, garantindo que a metodologia reflita com precisão o comportamento físico do motor.
A metodologia desenvolvida tem o potencial de auxiliar a indústria a reduzir significativamente os custos computacionais de calibração de motores, sendo facilmente transferível para diferentes arquiteturas de motor e combustíveis alternativos, como biocombustíveis ou hidrogênio.
Conclui-se que ao otimizar simultaneamente o desempenho, eficiência energética e emissões, esse método contribuirá para o desenvolvimento de motores mais limpos e alinhados às crescentes normas ambientais.
Palavras-chave Diesel, IA, NOx
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
Gerado em 0,70 segundos.