Das Montanhas de Minas ao Oceano: Os Caminhos da Ciência para um Futuro Sustentável

20 a 25 de outubro de 2025

Trabalho 21395

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Pós-graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Dimensões Sociais: ODS4
Setor Departamento de Educação
Bolsa FAPEMIG
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro FAPEMIG
Primeiro autor Anna Thércia José Carvalho de Amorim
Orientador JOANA D ARC GERMANO HOLLERBACH
Título As orientações dos organismos internacionais para a educação pública brasileira e o mercado de trabalho
Resumo Este trabalho teve como objetivo analisar as mudanças realizadas no modo de produção capitalista após a reestruturação produtiva ocorrida a partir dos anos 1990, bem como as intervenções dos organismos internacionais na elaboração e implementação dos documentos oficiais direcionados para a educação brasileira. Para tanto, valemo-nos de uma pesquisa qualitativa, afunilada para pesquisa bibliográfica e documental, tendo como subsídio o materialismo histórico-dialético, sendo essa pesquisa apoiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG). A fundamentação teórica conta com autores como Alves (2000), Antunes (2001), Lopes (2002), Ramos (2002), Frigotto (2015), entre outros com a mesma importância teórica. Constata-se que as mutações no mundo do trabalho influenciaram na procura de um trabalhador de um novo tipo com um novo perfil. Essa ideia de formar um novo tipo de trabalhador chega às escolas por meio dos documentos oficiais elaborados por organismos internacionais. Os documentos oficiais que estruturam o fazer didático-pedagógico das escolas são influenciados por orientações advindas desses organismos que financiam as reformas educacionais, como Banco Mundial, Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Banco Interamericano para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD). Conclui-se neste trabalho que as políticas neoliberais e as proposições dos documentos oficiais à educação estão caminhando lado a lado com o objetivo de manter a ordem imposta pela classe dominante. A educação como campo indispensável de propagação de ideias é tida como refém do mercado e passa a orientar, formar e incutir nos jovens o modelo de trabalhador e cidadão que o capital precisa. Portanto, a educação regida pelos organismos internacionais procura também homogeneizar as condições diversas dos estudantes alegando o oferecimento de uma educação igual a todos como se os estudantes tivessem as mesmas condições de acesso e/ou permanência. Sendo assim, facilita culpabilizar os jovens que não tiverem sucesso em sua vida profissional, já que serão responsáveis pelo seu fracasso, visto que os documentos estão oferecendo as mesmas condições para cada jovem.
Palavras-chave Trabalho, Documentos Oficiais, Educação
Forma de apresentação..... Vídeo
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