| Resumo |
O presente trabalho é decorrente de duas atividades de intervenção sobre fusos horários e escalas, realizadas no âmbito do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência), do núcleo do curso de Geografia. As atividades foram desenvolvidas na Escola Estadual Raul de Leoni, localizada no Bairro Santo Antônio, no município de Viçosa, em Minas Gerais, para as três turmas de 1° ano do Ensino Médio. Considerando que o objetivo do PIBID é fomentar a iniciação à docência e melhorar a qualidade da educação básica pública brasileira, as duas atividades de intervenção tiveram como finalidade utilizar recursos didáticos diferentes no processo de ensino e aprendizagem e melhorar o raciocínio matemático e espacial dos estudantes. A metodologia utilizada foi baseada no acompanhamento das aulas de Geografia das turmas do 1° ano do Ensino Médio e na busca, leitura e análise de artigos científicos relativos aos temas trabalhados, para auxílio das atividades que viriam a ser desenvolvidas, sendo uma abordagem qualitativa, avaliativa e formativa. Ao realizar as atividades, foi possível perceber que os estudantes enfrentaram dificuldades na resolução de cálculos matemáticos simples, principalmente os que envolviam números decimais (números com vírgulas), sempre pedindo auxílio para o professor ou para os pibidianos, mas também se mostraram bastante engajados nas resoluções das questões, reforçando que metodologias ativas fazem a diferença no aprendizado, ao incentivar a participação direta dos estudantes. Diante disso, pode-se concluir que, mesmo com as dificuldades apresentadas, o engajamento dos alunos se tornou essencial para o desenvolvimento das atividades, e que práticas pedagógicas mais interativas tornam o ensino mais interessante e divertido. Além disso, diante das dificuldades apresentadas pelos estudantes, mostra-se necessária uma maior interdisciplinaridade entre as disciplinas da educação básica, a fim de não tratar os conteúdos como tópicos isolados, mas como um conhecimento que pode ser construído de forma conjunta, uma vez que, de acordo com os estudos de Cavalcanti (2019), o ensino de Geografia exige a articulação com outros saberes, tendo a interdisciplinaridade como princípi, a fim de ter como finalidade a compreensão de conceitos fundamentais para a construção do pensamento espacial, escala e proporção. |