Das Montanhas de Minas ao Oceano: Os Caminhos da Ciência para um Futuro Sustentável

20 a 25 de outubro de 2025

Trabalho 21378

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Dimensões Sociais: ODS4
Setor Departamento de Geografia
Bolsa PIBID
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Daniely da Cunha Carneiro
Orientador JANETE REGINA DE OLIVEIRA
Outros membros Danilo Gonçalves Henriques, Flávio Antônio Soares Brás
Título Desafios e aprendizados no ensino de cartografia: uma experiência no PIBID Geografia
Resumo O presente trabalho é decorrente de duas atividades de intervenção sobre fusos horários e escalas, realizadas no âmbito do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência), do núcleo do curso de Geografia. As atividades foram desenvolvidas na Escola Estadual Raul de Leoni, localizada no Bairro Santo Antônio, no município de Viçosa, em Minas Gerais, para as três turmas de 1° ano do Ensino Médio. Considerando que o objetivo do PIBID é fomentar a iniciação à docência e melhorar a qualidade da educação básica pública brasileira, as duas atividades de intervenção tiveram como finalidade utilizar recursos didáticos diferentes no processo de ensino e aprendizagem e melhorar o raciocínio matemático e espacial dos estudantes. A metodologia utilizada foi baseada no acompanhamento das aulas de Geografia das turmas do 1° ano do Ensino Médio e na busca, leitura e análise de artigos científicos relativos aos temas trabalhados, para auxílio das atividades que viriam a ser desenvolvidas, sendo uma abordagem qualitativa, avaliativa e formativa. Ao realizar as atividades, foi possível perceber que os estudantes enfrentaram dificuldades na resolução de cálculos matemáticos simples, principalmente os que envolviam números decimais (números com vírgulas), sempre pedindo auxílio para o professor ou para os pibidianos, mas também se mostraram bastante engajados nas resoluções das questões, reforçando que metodologias ativas fazem a diferença no aprendizado, ao incentivar a participação direta dos estudantes. Diante disso, pode-se concluir que, mesmo com as dificuldades apresentadas, o engajamento dos alunos se tornou essencial para o desenvolvimento das atividades, e que práticas pedagógicas mais interativas tornam o ensino mais interessante e divertido. Além disso, diante das dificuldades apresentadas pelos estudantes, mostra-se necessária uma maior interdisciplinaridade entre as disciplinas da educação básica, a fim de não tratar os conteúdos como tópicos isolados, mas como um conhecimento que pode ser construído de forma conjunta, uma vez que, de acordo com os estudos de Cavalcanti (2019), o ensino de Geografia exige a articulação com outros saberes, tendo a interdisciplinaridade
como princípi, a fim de ter como finalidade a compreensão de conceitos fundamentais para a construção do pensamento espacial, escala e proporção.
Palavras-chave Aprendizado, Recursos Didáticos, Ensino
Forma de apresentação..... Painel
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