Das Montanhas de Minas ao Oceano: Os Caminhos da Ciência para um Futuro Sustentável

20 a 25 de outubro de 2025

Trabalho 21343

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Pós-graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Dimensões Sociais: ODS4
Setor Departamento de Educação
Bolsa CNPq
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro CNPq
Primeiro autor Aline Aparecida Arruda
Orientador CEZAR LUIZ DE MARI
Título Internacionalização e formação acadêmica: analise do programa MARCA a partir da Universidade Federal de Viçosa
Resumo O trabalho é resultado de pesquisa de mestrado no PPGE em Educação com apoio de bolsa do CNPq, tendo o objetivo de analisar a internacionalização da educação superior, bem como as políticas e estratégias desenvolvidas nas instituições participantes. Esta pesquisa tem foco no programa de Mobilidade Acadêmica Regional de Cursos Acreditados-MARCA, do qual participam os cursos de Engenharia de Alimentos e Agronomia da UFV, desenvolvido pelo Mercosul com o propósito de fortalecer os vínculos acadêmicos entre instituições e países membros do bloco. A metodologia utilizada foi qualitativa utilizando-se de três etapas: revisão bibliográfica; análise de documentos sobre a internacionalização na UFV e do Programa MARCA e; entrevistas com membros das comissões coordenadoras dos cursos de Engenharia de Alimentos e Agronomia e, com a Coordenadora Nacional do MARCA. A dissertação é dividida em três capítulos, sendo o primeiro uma reflexão sobre a internacionalização, reconhecendo que esse é um movimento presente nas instituições de Ensino Superior, que tem ganhado cada vez mais intensidade, fazendo parte das políticas e estratégias das instituições de educação superior. Algumas estratégias promovem a internacionalização voltada para atender aos interesses de países hegemônicos do norte, porém tem ganhado espaço a aproximação com países do eixo sul-sul, o MARCA é um exemplo. No segundo capítulo são apresentados os dados relativos ao programa MARCA e das entrevistas, a partir dos quais observamos que, embora o programa ofereça um número pequeno de vagas de mobilidade, há instituições de todas as regiões brasileiras realizando convênios com este programa. Pelos dados das entrevistas, é nítido o reconhecimento da importância que a mobilidade traz à formação dos estudantes. No terceiro capítulo analisamos as relações do Brasil com o sul global e o norte global, buscando compreender as ações e estratégias desenvolvidas ao fortalecimento dos vínculos científicos, tecnológicos e institucionais. Destacamos o papel do bloco de países do BRICS, que atualmente têm promovido diversas estratégias para romper com a hegemonia do norte, buscando relações de cooperação em nível de igualdade. A atuação do Brasil no BRICS tem demonstrado que as relações com países do sul global fazem parte não apenas das estratégias comerciais, mas científicas e tecnológicas. Desse modo, conclui-se que a qualidade da internacionalização vai depender das políticas desenvolvidas como as do programa MARCA, para ampliar as relações bilaterais, bem como para a formação dos estudantes. Além disso, a concepção de sul global tem ganhado terreno no cenário internacional, trazendo novos caminhos para as relações mundiais.
Palavras-chave Internacionalização, mobilidade, Sul Global
Forma de apresentação..... Vídeo
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