Das Montanhas de Minas ao Oceano: Os Caminhos da Ciência para um Futuro Sustentável

20 a 25 de outubro de 2025

Trabalho 21336

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Pós-graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Dimensões Sociais: ODS10
Setor Departamento de Educação
Bolsa CAPES
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Fernanda Dias Maciel
Orientador MARIA SIMONE EUCLIDES
Outros membros DANIELA ALVES DE ALVES, HELOISA RAIMUNDA HERNECK
Título Caminhos traçados pelos(as) Estudantes Cotistas dos Programas de Pós-graduação dos Centros de Ciências Humanas e Ciências Exatas da UFV.
Resumo Este trabalho investiga o perfil e caminhos traçados pelos/as estudantes cotistas dos Programas de Pós-graduação dos Centros de Ciências Humanas e Centro de Ciências Exatas da UFV, ingressos a partir de 2025/01, 2025/02 e 2026/01. Tendo por base as ações afirmativas via política de cotas, institucionalizada na Lei 12711/2012, que garantem a entrada de estudantes negros/as em programas de pós-graduação e a publicação da Portaria Normativa do MEC nº 13 de 2016 - que recomenda a criação de ações afirmativas na pós-graduação - várias universidades e programas de pós-graduação implementam políticas para inclusão de grupos historicamente excluídos desse nível de ensino, como pessoas com deficiência, indígenas e negras. Assim, além de mapear o perfil dos estudantes cotistas, identificar quantos programas adotam o sistema de cotas do CCH e do CCE da UFV, compreender as razões que motivaram os/as estudantes a cursarem o Programa de Pós-graduação e identificar os desafios e estratégias utilizadas para permanecerem no curso. Utiliza-se como referencial teórico a autoetnografia negra feminista, interseccionalidade, história dos movimentos negros e as políticas de ações afirmativas na Pós-Graduação. A pesquisa utilizada será mista (quanti e quali), com abordagem metodológica embasada na autoetnografia feminista negra, questionário e a realização de entrevistas semi estruturadas. Assim, para o levantamento das informações sobre os/as estudantes cotistas utilizaremos dos questionários estruturados aplicados virtualmente aos estudantes cotistas 2025/01, 2025/02 para fazer um quadro de dados social, racial e acadêmico. As entrevistas semiestruturadas ocorrerão de modo presencial ou online via plataforma Google Meet. Além disso, analisaremos os documentos e legislações sobre cotas raciais. Os dados quantitativos serão tabulados e organizados, para identificar os programas e o perfil dos estudantes cotistas. Os dados qualitativos, serão tratados a partir de uma análise interseccional buscando compreender significados, desafios e estratégias utilizadas pelos/as sujeitos da pesquisa. Espera-se que esta pesquisa possa mover mudanças estruturais que erradiquem o racismo e o sexismo nas instituições de ensino superior brasileiras.
Palavras-chave estudantes cotistas, ações afirmativas, autoetnografia negra feminista
Forma de apresentação..... Vídeo
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