Das Montanhas de Minas ao Oceano: Os Caminhos da Ciência para um Futuro Sustentável

20 a 25 de outubro de 2025

Trabalho 21330

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Dimensões Sociais: ODS4
Setor Departamento de Engenharia Elétrica
Bolsa PIBITI/CNPq
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro Outros
Primeiro autor João Vitor Martins Grando
Orientador ALEXANDRE SANTOS BRANDAO
Título Robótica na Escola: O desenvolvimento de robôs para competição educacional
Resumo No cenário educacional contemporâneo, a Robótica Educacional tem se destacado como uma ferramenta dinâmica e eficaz, ao possibilitar a aplicação prática de conceitos teóricos e contribuir significativamente para a melhoria do desempenho dos alunos. Alinhadas a essa abordagem, as competições escolares configuram-se como estratégias motivadoras, capazes de impulsionar o aprendizado por meio do estímulo ao pensamento lógico, à resolução de problemas e ao trabalho em equipe.

Com base nessa perspectiva, o Núcleo de Especialização em Robótica (NERo), da Universidade Federal de Viçosa (UFV), idealizou a primeira competição de Robótica voltada para estudantes do Ensino Fundamental das escolas públicas de Viçosa – MG. O presente trabalho teve como objetivo o desenvolvimento de quatro robôs terrestres, acessíveis e de fácil manuseio, para viabilizar a realização da competição.

O projeto abrangeu o desenvolvimento completo tanto do hardware quanto do software dos robôs, que foram concebidos para participar de quatro desafios distintos: (i) controle manual via joystick para percorrer um trajeto previamente definido; (ii) execução de movimentos cronometrados para formar figuras geométricas; (iii) navegação com desvio de obstáculos; e (iv) ativação programada de um eletroímã para atingir um alvo.

A organização dos componentes do robô seguiu uma arquitetura funcional: na parte superior, um visor exibe o nível da bateria; na base, está instalado o módulo seguidor de linha; na parte frontal, sensores de proximidade permitem a detecção de obstáculos; e na parte traseira encontram-se a antena e os botões de operação (liga/desliga, reset e seleção do modo de controle). Para a etapa do eletroímã, cada escola confeccionou uma estrutura personalizada em papelão para a fixação do dispositivo.

O controle dos robôs foi realizado por meio do aplicativo "TagBot", desenvolvido em projetos anteriores e adaptado para esta aplicação. A principal novidade foi a implementação da funcionalidade “Temporizador”, que permite programar movimentos de translação e rotação, bem como o estado do eletroímã, com definição de intervalos de tempo mínimo e máximo. O aplicativo também permite editar a sequência de comandos, apagar elementos inseridos e interromper a execução a qualquer momento.

Por fim, os robôs foram utilizados na competição realizada em dezembro de 2024, com a participação de estudantes de quatro escolas públicas de Viçosa – MG. A atividade proporcionou uma experiência prática e lúdica, promovendo o contato direto com a robótica e reforçando o potencial de iniciativas de baixo custo na formação científica e tecnológica de alunos da educação básica.
Palavras-chave Robótica Educacional, Competição Escolar, Ensino Fundamental.
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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