| ISSN | 2237-9045 |
|---|---|
| Instituição | Universidade Federal de Viçosa |
| Nível | Graduação |
| Modalidade | Pesquisa |
| Área de conhecimento | Ciências Exatas e Tecnológicas |
| Área temática | Dimensões Sociais: ODS4 |
| Setor | Departamento de Engenharia Elétrica |
| Bolsa | PIBITI/CNPq |
| Conclusão de bolsa | Sim |
| Apoio financeiro | Outros |
| Primeiro autor | João Vitor Martins Grando |
| Orientador | ALEXANDRE SANTOS BRANDAO |
| Título | Robótica na Escola: O desenvolvimento de robôs para competição educacional |
| Resumo | No cenário educacional contemporâneo, a Robótica Educacional tem se destacado como uma ferramenta dinâmica e eficaz, ao possibilitar a aplicação prática de conceitos teóricos e contribuir significativamente para a melhoria do desempenho dos alunos. Alinhadas a essa abordagem, as competições escolares configuram-se como estratégias motivadoras, capazes de impulsionar o aprendizado por meio do estímulo ao pensamento lógico, à resolução de problemas e ao trabalho em equipe. Com base nessa perspectiva, o Núcleo de Especialização em Robótica (NERo), da Universidade Federal de Viçosa (UFV), idealizou a primeira competição de Robótica voltada para estudantes do Ensino Fundamental das escolas públicas de Viçosa – MG. O presente trabalho teve como objetivo o desenvolvimento de quatro robôs terrestres, acessíveis e de fácil manuseio, para viabilizar a realização da competição. O projeto abrangeu o desenvolvimento completo tanto do hardware quanto do software dos robôs, que foram concebidos para participar de quatro desafios distintos: (i) controle manual via joystick para percorrer um trajeto previamente definido; (ii) execução de movimentos cronometrados para formar figuras geométricas; (iii) navegação com desvio de obstáculos; e (iv) ativação programada de um eletroímã para atingir um alvo. A organização dos componentes do robô seguiu uma arquitetura funcional: na parte superior, um visor exibe o nível da bateria; na base, está instalado o módulo seguidor de linha; na parte frontal, sensores de proximidade permitem a detecção de obstáculos; e na parte traseira encontram-se a antena e os botões de operação (liga/desliga, reset e seleção do modo de controle). Para a etapa do eletroímã, cada escola confeccionou uma estrutura personalizada em papelão para a fixação do dispositivo. O controle dos robôs foi realizado por meio do aplicativo "TagBot", desenvolvido em projetos anteriores e adaptado para esta aplicação. A principal novidade foi a implementação da funcionalidade “Temporizador”, que permite programar movimentos de translação e rotação, bem como o estado do eletroímã, com definição de intervalos de tempo mínimo e máximo. O aplicativo também permite editar a sequência de comandos, apagar elementos inseridos e interromper a execução a qualquer momento. Por fim, os robôs foram utilizados na competição realizada em dezembro de 2024, com a participação de estudantes de quatro escolas públicas de Viçosa – MG. A atividade proporcionou uma experiência prática e lúdica, promovendo o contato direto com a robótica e reforçando o potencial de iniciativas de baixo custo na formação científica e tecnológica de alunos da educação básica. |
| Palavras-chave | Robótica Educacional, Competição Escolar, Ensino Fundamental. |
| Forma de apresentação..... | Painel |
| Link para apresentação | Painel |
|---|