| Resumo |
O presente trabalho foi executado como parte do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), na Escola Estadual Padre Álvaro Corrêa Borges, na disciplina de História, com a professora supervisora Tatiana Maria Fontes da Silva e sob a orientação de Vanessa Lana. Foi realizado com a turma de oitavo ano do ensino fundamental II um projeto de intervenção com objetivo inicial de integrar os conhecimentos sobre o Iluminismo, o funcionamento da democracia brasileira e a realidade dos alunos. Seguindo os preceitos de Paulo Freire, buscamos fazer com que os estudantes fossem o centro da relação ensino e aprendizagem, escutando suas vozes e os reconhecendo como protagonistas ativos desse processo. Para isso, separamos uma aula para revisar os conceitos do Iluminismo, levando questões norteadoras que foram discutidas em conjunto. Na segunda aula, realizamos a explicação detalhada da atividade, distribuímos os papéis de cada educando e deixamos que se organizassem para analisar a situação problema. A proposta consiste em uma simulação dos Três Poderes, em que elaboramos um cenário fictício no qual a Prefeitura de Viçosa-MG lança um decreto que interrompe por tempo indeterminado a distribuição de merenda escolar, com a justificativa de poupar gastos para uma reforma na infraestrutura da escola. As duas estagiárias responsáveis pela turma e a professora Tatiana desempenharam o papel de poder Executivo, enquanto os alunos foram divididos em Sociedade Civil, Poder Legislativo (um aluno atuando como presidente da Câmara, três como vereadores favoráveis à situação e três contrários) e Judiciário (quatro alunos como advogados, sendo dois de defesa da Prefeitura e dois da Sociedade, e um juiz). Assim, fizemos a leitura conjunta do decreto e distribuímos trechos da Constituição de 1988, do Estatuto da Criança e do Adolescente e da Declaração Universal de Direitos Humanos para pesquisa e construção de argumentos por parte dos envolvidos. Já na terceira e última aula, realizamos a culminância da proposta: um debate simulando a tramitação do processo na Câmara dos Vereadores, contando com a participação de todos. Apesar do decreto ter sido aprovado dentro da dinâmica, devido a argumentos mais convincentes de seus apoiadores, consideramos que conseguimos tecer reflexões sobre a importância das políticas públicas na garantia de direitos e na promoção da igualdade, e também, imaginamos que a participação ativa da Sociedade Civil fez com que compreendessem como os ganhos sociais são conquistados ao longo do tempo. Por fim, foi possível perceber engajamento e entusiasmo por parte da maioria dos estudantes, acreditamos que, através da proposta, eles conseguiram desenvolver habilidades de argumentação, pensamento crítico e trabalho em equipe, o que foi muito gratificante para nós enquanto professoras em formação. |