| Resumo |
As aulas de educação física (EF) no ensino médio são marcadas por questões peculiares, sendo a mais evidente a baixa participação das meninas durante o período de aula. O objetivo deste relato de experiência é socializar a experiência de ensino do conteúdo Jogos e Brincadeiras diante do tema gênero, considerando o protagonismo de meninos e meninas em aulas de EF. Durante o primeiro semestre de 2025, juntamente com mais duas bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à DocÊncia (Pibid), observou-se numa turma de 1º ano do ensino médio uma possibilidade reveter essa tendência. A turma é composta por 32 meninas e somente 8 meninos. Isso gerou a expectativa de que elas participassem mais das aulas, numericamente e ativamente, mas isso não aconteceu. Esse fato despertou a curiosidade de compreender mais a fundo a justificativa dessa repetição de comportamento, observada em outras conformações de turma. Assim, surgiu o questionamento: como romper com esse padrão do baixo interesse de meninas na participação em aulas de EF? Para que esses comportamentos não se repetissem, foram propostas aulas com enfoque em atividades cooperativas e rodas de conversa sobre o tema "gênero". As aulas em que esse comportamento foi observado eram de jogos e brincadeiras e, mesmo coma aplicação das aulas mais tematizadas, notou-se a predominância na participação e o domínio da aula por parte dos meninos. A partir das intervenções, houve um aumento das iniciativas de participação das alunas. Com a troca de conteúdo, após essas intervenções mais pontuais, foi possível notar, de fato, a diferença gradual no aumento do nível de participação das meninas. Os resultados obtidos são fruto de uma intervenção de curto prazo, com 3 aulas. Estima-se que, para um resultado mais positivo, será necessária uma intervenção em longo prazo no plano de ensino. Ao adotar as rodas de conversa e as atividades cooperativas, foi possível dialogar sobre a ocorrência e raízes desse padrão de comportamento, muitas vezes originado por preconceitos e estereótipos impostos pela sociedade. Com esse trabalho integrado entre pesquisa científica e planbejamento de ensino e de aulas, o resultado geral pode ser positivo para a cultura das aulas de educação física, de forma a abrangerem ainda mais todos e todas os alunos e alunas. |