| Resumo |
Este trabalho apresenta um relato de experiência desenvolvido no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), vinculado ao curso de Pedagogia da Universidade Federal de Viçosa (UFV). As atividades foram realizadas em uma turma do 1º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública da rede estadual de Viçosa-MG, no decorrer do mês de abril de 2025. O principal objetivo das ações desenvolvidas foi identificar as demandas específicas da turma e promover aulas dinâmicas e inclusivas, focadas no processo de alfabetização e letramento das crianças. O planejamento ocorreu de forma colaborativa com a professora regente e teve como base grandes referenciais teóricos, como Magda Soares, Emilia Ferreiro e Ana Teberosky. O livro Alfaletrar, de Magda Soares, contribuiu significativamente para que as atividades fossem planejadas considerando que alfabetização e letramento são processos distintos, porém indissociáveis, o que fundamentou a diversidade de estratégias aplicadas. Já a teoria da psicogênese da língua escrita, de Emilia Ferreiro e Ana Teberosky, foi especialmente importante para a fase inicial de diagnóstico das crianças, permitindo a identificação de níveis variados de desenvolvimento e a elaboração de estratégias específicas para promover avanços significativos na aprendizagem. A metodologia adotada envolveu observação participante, contação de histórias, trabalho em grupo para o reconhecimento e agrupamento de palavras que rimam, aulas gamificadas com desafios e recompensas, além da realização do bingo das rimas com as crianças. Essas atividades visaram estimular a atenção, a participação ativa e o desenvolvimento da consciência fonológica. Os resultados indicaram maior interação nos momentos de aprendizagem, melhor reconhecimento do alfabeto, diferenciação entre vogais e consoantes, além da melhora na identificação dos sons das palavras e suas semelhanças com outras que rimam. Além desses avanços, os resultados também evidenciaram desafios significativos, como distrações frequentes e questões particulares presentes na turma, exigindo adaptações constantes nas estratégias pedagógicas. A experiência possibilitou não apenas a observação de novas demandas educacionais, mas também o fortalecimento da formação docente inicial, ao promover a conexão entre teoria e prática, evidenciar diferentes dificuldades e variados níveis de aprendizagem, além de ressaltar a importância de considerar o contexto e as necessidades dos alunos para uma intervenção efetiva. Este trabalho dialoga diretamente com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4 (ODS 4), ao promover ações voltadas à garantia de uma educação de qualidade desde os anos iniciais da escolarização, reconhecida como necessária e como um direito fundamental de todas as crianças brasileiras. |