| ISSN | 2237-9045 |
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| Instituição | Universidade Federal de Viçosa |
| Nível | Graduação |
| Modalidade | Ensino |
| Área de conhecimento | Ciências Biológicas e da Saúde |
| Área temática | Dimensões Sociais: ODS4 |
| Setor | Departamento de Educação Física |
| Bolsa | PIBID |
| Conclusão de bolsa | Não |
| Apoio financeiro | CAPES |
| Primeiro autor | Josimar da Silva Dias |
| Orientador | DOIARA SILVA DOS SANTOS |
| Título | Os desafios das aulas teóricas em Educação Física no PIBID |
| Resumo | Introdução O presente relato de experiência tem como objetivo analisar os desafios encontrados em decorrência da aula teórica sobre consumismo no atletismo, ministrada para os alunos da Escola Estadual Raul de Leoni, estudantes do 8º ano do ensino fundamental. As aprendizagens esperadas desta aula incluíam o desenvolvimento do senso crítico como forma de ampliar os conhecimentos dos alunos sobre o esporte. Segundo Marques e Krug (2008) as aulas teóricas de Educação Física podem atrair a atenção do educando, deste modo inserindo as experiências de aula em diálogo com questões da sociedade, despertando seus interesses. Apesar das resistências culturais das aulas teóricas em Educação Física, a literatura aponta que ela pode somar ao processo educativo e tem o seu valor para colaborar para a formação humana crítica. Objetivo: Evidenciar os desafios e estratégias encontrados na condução de aulas teóricas do componente curricular Educação Física sobre o conteúdo esporte em sua relação com o tema do consumismo. Material e Método: Essa aula foi ministrada por três pibidianos do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal de Viçosa, no ano de 2025. O planejamento desta aula seguiu o conteúdo previsto no plano de ensino redigido pelo professor supervisor e pelos alunos do núcleo: o atletismo. Dessa forma, os planos tinham como objetivo ensinar aos alunos as práticas coletivas e individuais, permitindo que eles vivenciassem as práticas esportivas dessa modalidade. Após uma sequência de aulas práticas, foi planejada uma aula teórica, na qual os alunos foram expostos a imagens de materiais esportivos com preços exorbitantes e, em contraste, preços acessíveis. A intenção era gerar uma discussão sobre a necessidade (ou não) de possuir o material esportivo mais caro para a prática esportiva. Resultados e Discussão: No início da aula, houve certa resistência em realizar a atividade proposta, justamente por ocorrer em sala de aula. No entanto, após o início da atividade, todos os alunos participaram de forma ativa. Com isso, gerou-se um debate e a construção de um senso crítico sobre o consumismo no esporte, as barreiras sociais para a aquisição de equipamentos e suas implicações. Isso gerou diálogos entre eles, à medida que tentavam descobrir os preços dos produtos apresentados pelos professores para serem analisados em aula. Conclusões: Este tipo de aula revelou-se extremamente produtivo, pois houve a participação de todos os alunos. O objetivo da aula foi cumprido, e os alunos passaram a refletir sobre o tema e os gastos que muitas pessoas realizam com materiais esportivos. Além disso, a aula teórica demonstrou ser um instrumento eficaz para a aprendizagem nas aulas de Educação Física, ampliando os conhecimentos adquiridos pelos alunos, articulados às vivências práticas. |
| Palavras-chave | Aula, teórica, Educação Física |
| Forma de apresentação..... | Painel |
| Link para apresentação | Painel |
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