| ISSN | 2237-9045 |
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| Instituição | Colégio Anglo de Viçosa |
| Nível | Ensino médio |
| Modalidade | Pesquisa |
| Área de conhecimento | Ciências Exatas e Tecnológicas |
| Área temática | Dimensões Econômicas: ODS9 |
| Setor | Departamento de Física |
| Conclusão de bolsa | Não |
| Primeiro autor | Amir Bittencourt Salim Khouri |
| Orientador | Matheus Lobato de Castro Oliveira |
| Outros membros | Francisco Ribeiro Leite, Lorenzo Gabriel Valente Ferenc |
| Título | Análise Cinemática de Jogadas no Futebol Utilizando o Software Tracker |
| Resumo | Este projeto tem como proposta investigar e analisar os movimentos realizados em jogadas de futebol por meio da ferramenta digital Tracker, um software livre de análise de vídeo amplamente utilizado no ensino de Física. O objetivo principal é aplicar conceitos da cinemática — como posição, deslocamento, velocidade e aceleração — em situações reais do esporte, aproximando os conteúdos científicos do cotidiano dos estudantes, promovendo uma aprendizagem mais contextualizada, ativa e significativa. A metodologia adotada será dividida em etapas. Primeiramente, os estudantes gravarão vídeos de jogadas como chutes a gol, passes longos, lançamentos, pênaltis e outras situações comuns em partidas de futebol. Após a gravação, os vídeos serão importados para o Tracker, onde passarão por um processo de calibração temporal e espacial. A partir disso, será possível realizar a marcação quadro a quadro da posição da bola ou do jogador, extraindo dados quantitativos sobre o movimento. Com esses dados, os estudantes construirão gráficos de posição versus tempo, velocidade versus tempo, e calcularão acelerações médias e instantâneas. Também poderão investigar trajetórias curvas, como as observadas em lançamentos com efeito, ou analisar saltos e quedas com base nos princípios do movimento uniformemente acelerado. Além disso, serão incentivados a discutir os fatores externos que influenciam o movimento, como o atrito com o ar e o tipo de superfície do campo. O projeto tem como produto final a elaboração de relatórios com análise gráfica e interpretação física das jogadas filmadas, além de possíveis apresentações em feiras escolares ou mostras científicas. A proposta valoriza o uso de recursos acessíveis — como câmeras de celular e software gratuito — e promove o uso da tecnologia como aliada do ensino de Ciências. Ao final do processo, espera-se que os alunos desenvolvam maior autonomia investigativa, domínio na coleta e interpretação de dados, e capacidade de aplicar a Física a contextos próximos da sua realidade, como o esporte. A atividade também promove habilidades como o trabalho em grupo, o pensamento crítico, a interdisciplinaridade e o uso de ferramentas digitais de forma construtiva. |
| Palavras-chave | Cinemática, Futebol, Tracker |
| Forma de apresentação..... | Painel |
| Link para apresentação | Painel |
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