Das Montanhas de Minas ao Oceano: Os Caminhos da Ciência para um Futuro Sustentável

20 a 25 de outubro de 2025

Trabalho 21293

ISSN 2237-9045
Instituição Colégio Anglo de Viçosa
Nível Ensino médio
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Dimensões Econômicas: ODS9
Setor Departamento de Física
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Amir Bittencourt Salim Khouri
Orientador Matheus Lobato de Castro Oliveira
Outros membros Francisco Ribeiro Leite, Lorenzo Gabriel Valente Ferenc
Título Análise Cinemática de Jogadas no Futebol Utilizando o Software Tracker
Resumo Este projeto tem como proposta investigar e analisar os movimentos realizados em jogadas de futebol por meio da ferramenta digital Tracker, um software livre de análise de vídeo amplamente utilizado no ensino de Física. O objetivo principal é aplicar conceitos da cinemática — como posição, deslocamento, velocidade e aceleração — em situações reais do esporte, aproximando os conteúdos científicos do cotidiano dos estudantes, promovendo uma aprendizagem mais contextualizada, ativa e significativa.

A metodologia adotada será dividida em etapas. Primeiramente, os estudantes gravarão vídeos de jogadas como chutes a gol, passes longos, lançamentos, pênaltis e outras situações comuns em partidas de futebol. Após a gravação, os vídeos serão importados para o Tracker, onde passarão por um processo de calibração temporal e espacial. A partir disso, será possível realizar a marcação quadro a quadro da posição da bola ou do jogador, extraindo dados quantitativos sobre o movimento.

Com esses dados, os estudantes construirão gráficos de posição versus tempo, velocidade versus tempo, e calcularão acelerações médias e instantâneas. Também poderão investigar trajetórias curvas, como as observadas em lançamentos com efeito, ou analisar saltos e quedas com base nos princípios do movimento uniformemente acelerado. Além disso, serão incentivados a discutir os fatores externos que influenciam o movimento, como o atrito com o ar e o tipo de superfície do campo.

O projeto tem como produto final a elaboração de relatórios com análise gráfica e interpretação física das jogadas filmadas, além de possíveis apresentações em feiras escolares ou mostras científicas. A proposta valoriza o uso de recursos acessíveis — como câmeras de celular e software gratuito — e promove o uso da tecnologia como aliada do ensino de Ciências.

Ao final do processo, espera-se que os alunos desenvolvam maior autonomia investigativa, domínio na coleta e interpretação de dados, e capacidade de aplicar a Física a contextos próximos da sua realidade, como o esporte. A atividade também promove habilidades como o trabalho em grupo, o pensamento crítico, a interdisciplinaridade e o uso de ferramentas digitais de forma construtiva.
Palavras-chave Cinemática, Futebol, Tracker
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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