| Resumo |
INTRODUÇÃO: Este é um relato de experiência de uma aluna do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), núcleo de Educação Física (EFI), da Universidade Federal de Viçosa. As aulas ocorreram com o primeiro ano do Ensino Fundamental, numa escola estadual da cidade de Viçosa - MG, no ano de 2025. Os documentos utilizados para o desenvolvimento deste texto foram os planos de aula executados. OBJETIVOS: O objetivo deste relato é compartilhar a experiência de planejar e ministrar aulas de Educação Física do conteúdo ginástica e dança, numa escola pública de Viçosa. As aulas possuíam caráter lúdico, que prioriza o divertimento valendo-se de elementos da aprendizagem simbólica. MATERIAL E MÉTODOS: O relato refere-se a um conjunto de 3 aulas ministradas pela bolsista do PIBID na EFI. Os conteúdos foram de ginástica geral em duas aulas e uma aula foi sobre dança. Primeiramente foi realizada uma pesquisa sobre os conteúdos para depois criar os planos de aula, seguido da execução desses planos. As aulas, em sua estrutura, partiam de uma roda de conversa sobre os temas do dia, introdução de historinha sobre os conteúdos, depois a prática e, por fim, reflexões sobre os aspectos atitudinais dos alunos no decorrer das atividades. RESULTADOS E DISCUSSÕES: No plano de aula de dança, foram propostas duas atividades. Na primeira, houve muita dispersão das crianças, com elementos rítmicos e expressivos. Já na segunda, utilizamos uma cantiga sobre "a maré", com dinâmica de chamada e resposta, em roda, acompanhada de uma história sobre um peixinho e seu papel no contexto narrativo, o que envolveu e encantou os alunos. Assim, a experiência lúdica transforma o aprendizado dos movimentos, inseridos num contexto simbólico. Nas aulas de ginástica, destacaram-se as atividades “Coelhinhos passando por túneis” e “Trenzinho da alegria”, realizando elementos gímnicos. As propostas despertaram entusiasmo e ampla participação. A dinâmica foi bem-sucedida, com envolvimento coletivo, especialmente porque as atividades apresentaram um enredo e história. Segundo Guimarães (2025), o uso da ludicidade e da criatividade no contexto educativo torna as vivências mais significativas, favorecendo o desenvolvimento global dos alunos e estimulando, de forma integrada, aspectos motores, sociais e cognitivos. CONCLUSÕES: Crianças do primeiro ano do ensino fundamental vivem uma fase de transição da educação infantil, sendo fundamental que as atividades mantenham um caráter lúdico. Assim, as aulas de Educação Física devem priorizar propostas com enredos e histórias, promovendo conexões e favorecendo o aprendizado por meio da ludicidade. |