Das Montanhas de Minas ao Oceano: Os Caminhos da Ciência para um Futuro Sustentável

20 a 25 de outubro de 2025

Trabalho 21243

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Dimensões Sociais: ODS4
Setor Departamento de Letras
Bolsa PIBID
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Vitória Regina Corrêa dos Santos
Orientador DEDILENE ALVES DE JESUS OLIVEIRA
Outros membros Ana Vitoria Brito Assis
Título As dificuldades do ensino de produção textual na escola pública: um relato de classe.
Resumo A presente atividade corresponde a uma aula mensal de produção textual, realizada na Escola Estadual Raul de Leoni, com foco no aprimoramento da escrita do gênero dissertativo-argumentativo. Considerando a relevância desse gênero no contexto da prova de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a proposta teve como objetivo principal capacitar os estudantes do terceiro ano do Ensino Médio para a elaboração de textos que atendam às exigências avaliativas desse exame, especialmente no que se refere à argumentação, à estrutura textual e ao domínio da norma-padrão da língua escrita. A atividade foi desenvolvida sob a supervisão da professora Lidiana Mística e aplicada pelas pibidianas no dia 20 de maio, abrangendo todas as turmas da série. As aulas foram organizadas em dois momentos complementares: o primeiro, voltado à compreensão da estrutura e das características do texto dissertativo-argumentativo, com ênfase na construção da tese, nos argumentos e na conclusão; o segundo, dedicado à análise detalhada das cinco competências exigidas na correção da redação do Enem, permitindo aos estudantes entenderem os critérios de avaliação e como atender às expectativas da banca examinadora. Como desdobramento prático, os estudantes foram orientados a produzir um texto autoral, a ser entregue na semana do dia 16 de junho, com base em uma proposta temática previamente discutida em sala. A produção textual teve como finalidade consolidar os conhecimentos adquiridos e oferecer uma oportunidade concreta de aplicação das estratégias discursivas estudadas. Além disso, foram trabalhadas técnicas de planejamento textual, elaboração de argumentos consistentes e uso adequado de repertório sociocultural. O objetivo da atividade, portanto, é promover a compreensão do texto dissertativo-argumentativo e de sua estrutura formal, bem como apresentar, de forma clara e didática, as competências avaliativas do Enem, preparando os estudantes para a produção de uma redação coerente, coesa, bem argumentada e pertinente à proposta. Essa ação está alinhada aos princípios da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), especialmente às competências gerais que preveem o desenvolvimento da argumentação com base em fatos, dados e informações confiáveis (Competência Geral 4), bem como à competência específica de Língua Portuguesa para o Ensino Médio, que enfatiza a produção de textos com clareza, coerência e coesão, considerando os contextos de circulação e os propósitos comunicativos (EF09LP17 e EM13LGG102). Além disso, a proposta também se articula com a formação integral dos estudantes, ao estimular o pensamento crítico, a autonomia intelectual e a capacidade de intervir de forma ética e fundamentada nas diferentes esferas sociais por meio da linguagem.
Palavras-chave Ensino, produção, BNCC
Forma de apresentação..... Vídeo
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