| Resumo |
A presente atividade corresponde a uma aula mensal de produção textual, realizada na Escola Estadual Raul de Leoni, com foco no aprimoramento da escrita do gênero dissertativo-argumentativo. Considerando a relevância desse gênero no contexto da prova de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a proposta teve como objetivo principal capacitar os estudantes do terceiro ano do Ensino Médio para a elaboração de textos que atendam às exigências avaliativas desse exame, especialmente no que se refere à argumentação, à estrutura textual e ao domínio da norma-padrão da língua escrita. A atividade foi desenvolvida sob a supervisão da professora Lidiana Mística e aplicada pelas pibidianas no dia 20 de maio, abrangendo todas as turmas da série. As aulas foram organizadas em dois momentos complementares: o primeiro, voltado à compreensão da estrutura e das características do texto dissertativo-argumentativo, com ênfase na construção da tese, nos argumentos e na conclusão; o segundo, dedicado à análise detalhada das cinco competências exigidas na correção da redação do Enem, permitindo aos estudantes entenderem os critérios de avaliação e como atender às expectativas da banca examinadora. Como desdobramento prático, os estudantes foram orientados a produzir um texto autoral, a ser entregue na semana do dia 16 de junho, com base em uma proposta temática previamente discutida em sala. A produção textual teve como finalidade consolidar os conhecimentos adquiridos e oferecer uma oportunidade concreta de aplicação das estratégias discursivas estudadas. Além disso, foram trabalhadas técnicas de planejamento textual, elaboração de argumentos consistentes e uso adequado de repertório sociocultural. O objetivo da atividade, portanto, é promover a compreensão do texto dissertativo-argumentativo e de sua estrutura formal, bem como apresentar, de forma clara e didática, as competências avaliativas do Enem, preparando os estudantes para a produção de uma redação coerente, coesa, bem argumentada e pertinente à proposta. Essa ação está alinhada aos princípios da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), especialmente às competências gerais que preveem o desenvolvimento da argumentação com base em fatos, dados e informações confiáveis (Competência Geral 4), bem como à competência específica de Língua Portuguesa para o Ensino Médio, que enfatiza a produção de textos com clareza, coerência e coesão, considerando os contextos de circulação e os propósitos comunicativos (EF09LP17 e EM13LGG102). Além disso, a proposta também se articula com a formação integral dos estudantes, ao estimular o pensamento crítico, a autonomia intelectual e a capacidade de intervir de forma ética e fundamentada nas diferentes esferas sociais por meio da linguagem. |