Das Montanhas de Minas ao Oceano: Os Caminhos da Ciência para um Futuro Sustentável

20 a 25 de outubro de 2025

Trabalho 21232

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Dimensões Sociais: ODS4
Setor Departamento de Medicina e Enfermagem
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Willyana Vitória Pitangui de Souza
Orientador ERICA TOLEDO DE MENDONCA
Outros membros Francina Lana Soares, LUANA VIEIRA TOLEDO
Título Finalidades do uso de ferramentas de Inteligência Artificial por discentes das Ciências da Saúde de uma universidade pública federal: estudo transversal
Resumo A Inteligência Artificial (IA) é o campo que estuda o desenvolvimento de sistemas computacionais inteligentes. Nos últimos anos, a IA tem se destacado como uma tecnologia inovadora no contexto educacional, incluindo a área de Ciências da Saúde, onde seu uso vem se tornando cada vez mais presente e relevante. Objetivo: Identificar as finalidades de uso das ferramentas de IA por estudantes de cursos da saúde de uma universidade pública federal no processo de ensino-aprendizagem. Metodologia: Trata-se de recorte de um estudo transversal, realizado com 304 estudantes dos cursos de Enfermagem, Educação Física, Medicina e Nutrição da Universidade Federal de Viçosa (UFV). A coleta foi realizada por formulário eletrônico construído por meio da plataforma Google Forms®, fundamentado no estudo Technology Acceptance Model (TAM) e organizado em 4 eixos. O projeto seguiu as normas éticas e obteve aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da UFV (parecer nº 7.283.361). Os dados foram organizados em gráficos e analisados por estatística descritiva. Resultados: as principais finalidades de uso das ferramentas de IA relatadas pelos estudantes foram: organização de ideias (75,7%); elaboração de resumos (64,3%); tradução (62,6%); revisão de texto (55,1%); gerenciamento de referências (49,2%); produção de textos (46,6%); geração de imagens (45,9%); transcrição de textos (42%) e pesquisa acadêmica (40,7%). Outro ponto relevante é que apenas 2,3% afirmaram que não utilizam as ferramentas de IA, indicando um alto nível de adoção entre os respondentes da pesquisa. Conclusões: as ferramentas de IA já estão amplamente incorporadas ao cotidiano acadêmico de estudantes da área de Ciências da Saúde, o que sugere que os discentes utilizam a tecnologia como apoio na estruturação do pensamento e auxílio aos estudos, mas também como ferramenta de produção de conteúdos. Esses resultados reforçam a importância de promover o uso ético e crítico dessas tecnologias no ambiente acadêmico, além de apontarem a necessidade de estratégias educacionais que orientem seu uso de forma responsável e alinhada às demandas da formação em saúde.
Palavras-chave Inteligência artificial, Educação, Ciências da Saúde
Forma de apresentação..... Vídeo
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