| Resumo |
A Inteligência Artificial (IA) é o campo que estuda o desenvolvimento de sistemas computacionais inteligentes. Nos últimos anos, a IA tem se destacado como uma tecnologia inovadora no contexto educacional, incluindo a área de Ciências da Saúde, onde seu uso vem se tornando cada vez mais presente e relevante. Objetivo: Identificar as finalidades de uso das ferramentas de IA por estudantes de cursos da saúde de uma universidade pública federal no processo de ensino-aprendizagem. Metodologia: Trata-se de recorte de um estudo transversal, realizado com 304 estudantes dos cursos de Enfermagem, Educação Física, Medicina e Nutrição da Universidade Federal de Viçosa (UFV). A coleta foi realizada por formulário eletrônico construído por meio da plataforma Google Forms®, fundamentado no estudo Technology Acceptance Model (TAM) e organizado em 4 eixos. O projeto seguiu as normas éticas e obteve aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da UFV (parecer nº 7.283.361). Os dados foram organizados em gráficos e analisados por estatística descritiva. Resultados: as principais finalidades de uso das ferramentas de IA relatadas pelos estudantes foram: organização de ideias (75,7%); elaboração de resumos (64,3%); tradução (62,6%); revisão de texto (55,1%); gerenciamento de referências (49,2%); produção de textos (46,6%); geração de imagens (45,9%); transcrição de textos (42%) e pesquisa acadêmica (40,7%). Outro ponto relevante é que apenas 2,3% afirmaram que não utilizam as ferramentas de IA, indicando um alto nível de adoção entre os respondentes da pesquisa. Conclusões: as ferramentas de IA já estão amplamente incorporadas ao cotidiano acadêmico de estudantes da área de Ciências da Saúde, o que sugere que os discentes utilizam a tecnologia como apoio na estruturação do pensamento e auxílio aos estudos, mas também como ferramenta de produção de conteúdos. Esses resultados reforçam a importância de promover o uso ético e crítico dessas tecnologias no ambiente acadêmico, além de apontarem a necessidade de estratégias educacionais que orientem seu uso de forma responsável e alinhada às demandas da formação em saúde. |