| Resumo |
A série “Tem Bioquímica Aí?” é um periódico digital publicado durante metade do ano através do Instagram. Abordando em suas edições mensais textos escritos pelos membros do PET Bioquímica, o periódico discorre brevemente acerca de temas intimamente ligados à bioquímica e que despertam a curiosidade dos leitores, tudo isso através de uma linguagem acessível voltada à compreensão do público. O projeto traz como objetivo geral a divulgação do conhecimento bioquímico que se encontra no dia a dia dos leitores de maneira clara e facilitada. Além disso, tem como objetivo específico a divulgação do PET Bioquímica, das atividades do grupo e do curso de Bioquímica. Além disso, representa uma oportunidade para que os petianos desenvolvam sua habilidade de escrita, seu conhecimento e sua capacidade de pensamento crítico, ferramentas essenciais para um bom profissional em quaisquer áreas. O projeto teve sua primeira edição no segundo semestre de 2022 e, em cinco postagens abordou temas como “Shampoo”, “Sabores” e “Teste de gravidez”. Estas foram bem recebidas pelo público interessado, alcançando uma média de 6 salvamentos por postagem e mantendo a média do número de likes dados na rede social do grupo. Já no ano de 2023, as postagens voltaram mais bem estruturadas e com um layout mais atrativo, alcançando uma média de 430 perfis por texto publicado, contando nesta edição com um total de oito textos. Alguns temas abordados nesta edição foram “Fermentação”, “Creatina”, “Ansiolíticos”, e “Privação de sono”. No ano de 2024 o grupo iniciou, junto de textos, a publicação de vídeos narrados pelos próprios petianos. Essa mudança resultou em um aumento significativo nos números de compartilhamentos, comentários e contas atingidas, sendo que destas interações, 51,5% foram de usuários que não eram seguidores, representando uma aproximação dos objetivos determinados. Neste momento, o projeto está sendo retomado e contará com 8 postagens, sendo 6 delas textos e 2 vídeos. Até então dois textos já foram publicados e uma média de 583 contas já foram atingidas. Espera-se que esse número aumente com a publicação dos vídeos. Como perspectivas futuras, a depender da confirmação do alcance dos vídeos em comparação ao dos textos, o grupo poderá alternar a modalidade de divulgação, priorizando esse formato para que o alcance seja maior nas próximas edições do projeto. |