Das Montanhas de Minas ao Oceano: Os Caminhos da Ciência para um Futuro Sustentável

20 a 25 de outubro de 2025

Trabalho 21169

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Dimensões Sociais: ODS3
Setor Departamento de Medicina e Enfermagem
Bolsa Não se Aplica
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Weronica Genyfer Rodrigues de Brito
Orientador SILVIA ALMEIDA CARDOSO
Outros membros Daniel Luidhi Gonçalves, DIANA CUPERTINO MILAGRES, LEANDRO LICURSI DE OLIVEIRA
Título Aplicação da Técnica de Amplificação Isotérmica Mediada por Alça (LAMP) para detecção de HPV: uma revisão sistemática
Resumo Introdução:
O papilomavírus humano (HPV) é o agente causador do câncer do colo do útero, que globalmente é considerado o câncer ginecológico mais comum e a quarta malignidade mais frequente, tanto em incidência quanto em mortalidade. A detecção oportuna e precisa do HPV é fundamental em estratégias de manejo e prevenção eficazes. Os métodos moleculares de testagem para HPV frequentemente apresentam limitações, como: longos prazos para obtenção de resultados, custo elevado e necessidade de alta capacitação dos avaliadores. O método de amplificação isotérmica mediada por alça (LAMP) permite a amplificação de DNA com alta especificidade. LAMP é conduzida entre 60 e 65 °C, utilizando de quatro a seis iniciadores específicos para direcionar regiões distintas do DNA. A utilização de DNA polimerase com atividade de deslocamento de fita permite uma amplificação rápida e sensível, produzindo resultados em até uma hora.
Objetivo:
O objetivo desse estudo é avaliar a descrição da utilização técnica de LAMP para detecção de papilomavírus humano, na literatura científica.
Materiais e método:
A busca foi realizada entre maio e junho de 2025, utilizando a estratégia PRISMA, nas bases de dados PubMed e Scientific Eletronic Library Online (Scielo). Os descritores utilizados foram “HPV and câncer screening and LAMP”. Foram selecionados estudos que cumprissem os seguintes critérios: artigos em português ou inglês, publicados na integra entre 2019 a 2025. Os critérios de exclusão foram: outros idiomas, anos anteriores, artigos de revisão, estudos ainda em andamento, estudos em modelo animal e artigos não disponíveis na íntegra.
Resultados:
Inicialmente, foram encontrados 12 artigos e 6 desses se enquadraram nos critérios para análise. Todos os estudos avaliados descrevem metodologias eficazes para a detecção de HPV por LAMP. Entretanto divergem no tipo de amostras biológica utilizada na análise, que vão de saliva, raspado cervical e material proveniente de biopsia. Uma das técnicas descritas envolve um ensaio digital de amplificação isotérmica mediada por alça digital (dLAMP) realizado sem a necessidade de termociclador, os autores descrevem que a técnica permite a genotipagem confiável e detecção quantitativa de 14 tipos de HPV considerados de alto risco para o desenvolvimento do câncer. Outro estudo descreve a utilização de papel filtro modificado com quitosana para detecção visual e rápida do LAMP de forma colorimétrica de HPV16 e HPV18. Um terceiro grupo descreve um dispositivo baseado em sensores de transistor de efeito de campo sensível a íons (ISFET), utilizados em combinação com LAMP, para amplificar DNA de HPV.
Conclusão:
Inúmeros grupos de pesquisa vêm desenvolvendo metodologias moleculares para detecção precoce de HPV, baseado na técnica LAMP. De forma unânime os estudos apresentam técnicas de baixo custo, detecção rápida e sem necessidade de coleta invasiva.
Palavras-chave HPV, câncer, LAMP
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
Gerado em 0,64 segundos.