| Resumo |
O projeto apresentado propôs a realização de uma oficina de língua inglesa para crianças em uma escola pública do interior de Minas Gerais, sob uma perspectiva inclusiva. No Brasil, o ensino de língua inglesa na educação infantil e no primeiro segmento do ensino fundamental não é obrigatório e cabe à esfera municipal manifestar, ou não, interesse pelo oferecimento (Colombo e Consolo,2010). O trabalho em questão foi realizado em uma escola municipal que não oferece Inglês para as crianças no ensino regular, numa turma de estudantes do quarto ano do ensino fundamental, que possui um estudante surdo entre seus alunos. O trabalho buscou cumprir uma das propostas da Base Nacional Comum Curricular, que discorre sobre a necessidade de as redes e escolas garantirem um patamar comum de aprendizagem a todos os estudantes (Brasil, 2017). Os objetivos foram introduzir a língua inglesa para estudantes de uma escola pública municipal do interior de Minas Gerais e realizar uma oficina que contemplasse a todos com equidade. Como metodologia, realizou-se o planejamento e organização dentro da disciplina “Ensino de Inglês para crianças II (LET 454)” e, em seguida, a execução das aulas de 50 minutos, uma vez por semana ao longo de dois meses, aplicadas no contraturno, num horário reservado para a realização de oficinas. Buscou-se a utilização de materiais visuais como imagens, fotos, desenhos; materiais concretos e lúdicos como jogos e brincadeiras e materiais autorais, personalizados para a turma. Como resultado observou-se que a utilização de atividades e métodos que explorem recursos visuais e concretos auxiliam na concentração e, por consequência, na aprendizagem dos estudantes, além de proporcionar momentos de interação que potencializam o processo de ensino-aprendizagem. Entretanto, devido ao caráter facultativo do ensino de língua inglesa para crianças, a realização de oficinas como essa enfrenta muitos desafios, dentre eles destaca-se a escassez de recursos financeiros, materiais didáticos e profissionais aptos para atuação na área. |