Das Montanhas de Minas ao Oceano: Os Caminhos da Ciência para um Futuro Sustentável

20 a 25 de outubro de 2025

Trabalho 21154

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Dimensões Sociais: ODS4
Setor Departamento de Letras
Bolsa Não se Aplica
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Anna Rosaly Colatto Vidal
Orientador HILDA SIMONE HENRIQUES COELHO
Outros membros Jaine Teixeira Felix
Título Caminhos para o ensino de inglês para crianças na educação pública brasileira
Resumo O projeto apresentado propôs a realização de uma oficina de língua inglesa para crianças em uma escola pública do interior de Minas Gerais, sob uma perspectiva inclusiva. No Brasil, o ensino de língua inglesa na educação infantil e no primeiro segmento do ensino fundamental não é obrigatório e cabe à esfera municipal manifestar, ou não, interesse pelo oferecimento (Colombo e Consolo,2010). O trabalho em questão foi realizado em uma escola municipal que não oferece Inglês para as crianças no ensino regular, numa turma de estudantes do quarto ano do ensino fundamental, que possui um estudante surdo entre seus alunos. O trabalho buscou cumprir uma das propostas da Base Nacional Comum Curricular, que discorre sobre a necessidade de as redes e escolas garantirem um patamar comum de aprendizagem a todos os estudantes (Brasil, 2017). Os objetivos foram introduzir a língua inglesa para estudantes de uma escola pública municipal do interior de Minas Gerais e realizar uma oficina que contemplasse a todos com equidade. Como metodologia, realizou-se o planejamento e organização dentro da disciplina “Ensino de Inglês para crianças II (LET 454)” e, em seguida, a execução das aulas de 50 minutos, uma vez por semana ao longo de dois meses, aplicadas no contraturno, num horário reservado para a realização de oficinas. Buscou-se a utilização de materiais visuais como imagens, fotos, desenhos; materiais concretos e lúdicos como jogos e brincadeiras e materiais autorais, personalizados para a turma. Como resultado observou-se que a utilização de atividades e métodos que explorem recursos visuais e concretos auxiliam na concentração e, por consequência, na aprendizagem dos estudantes, além de proporcionar momentos de interação que potencializam o processo de ensino-aprendizagem. Entretanto, devido ao caráter facultativo do ensino de língua inglesa para crianças, a realização de oficinas como essa enfrenta muitos desafios, dentre eles destaca-se a escassez de recursos financeiros, materiais didáticos e profissionais aptos para atuação na área.
Palavras-chave Ensino de Inglês para crianças, Escola pública, Inclusão
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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