Das Montanhas de Minas ao Oceano: Os Caminhos da Ciência para um Futuro Sustentável

20 a 25 de outubro de 2025

Trabalho 21136

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Dimensões Sociais: ODS4
Setor Departamento de Biologia Geral
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro UFV
Primeiro autor Maria Fernanda Firmino Bezerra
Orientador GINIA CEZAR BONTEMPO
Outros membros ALINE DUARTE BATISTA
Título A construção das visitas guiadas à Mata da Biologia pelo grupo de extensão Trilheiros do Sauá
Resumo O Trilheiros do Sauá é um grupo de extensão, que realiza trilhas de educação e interpretação ambiental na Mata da Biologia, uma área protegida da Universidade Federal de Viçosa (UFV), que está vinculada à Secretaria de Museus e Espaços de Ciência (SEMEC). O grupo recebe alunos da educação básica e, tendo como princípio a Educação Ambiental Crítica (EAC), são trabalhados aspectos socioambientais da trilha a partir da participação dos visitantes. O objetivo deste trabalho é compartilhar o modus operandi do grupo no processo de agendamento, planejamento e execução das atividades. As solicitações de visitas são feitas por parte dos interessados utilizando o formulário on-line, disponível no perfil do projeto no Instagram. O responsável, então, informa o objetivo da visita, o tema a ser trabalhado e especificidades da turma como a presença de alunos com alguma deficiência. A partir dessas informações, o grupo prepara as atividades utilizando metodologias participativas, respeitando as solicitações feitas e promovendo uma visita pertinente e inclusiva. A partir das vivências dos visitantes em seus territórios de origem, é possível criar espaços de troca e construção coletiva de conhecimentos e saberes, tornando a aprendizagem prazerosa e significativa. Um exemplo, foi a visita com os alunos do 9° ano da Escola Estadual São Sebastião do município de Gonzaga/MG. Os alunos faziam parte do Projeto de Iniciação Científica da Educação Básica e, em função disso, o professor solicitou que fosse trabalhado o tema “produção agrícola sustentável”. Assim, foram selecionados pontos interpretativos da Trilha do Sauá, que se relacionam diretamente com a temática, como, por exemplo, a relação do Jacu com o café, a utilização da palmeira Juçara em Sistemas Agroflorestais (SAF) e a história da UFV como referência na área agronômica. Em cada ponto foram trabalhados, de forma crítica e reflexiva, aspectos socioambientais, trazendo elementos da agroecologia, agrofloresta e dos povos do campo, associando com a formação histórica do Brasil. O planejamento do conteúdo e das metodologias a partir do interesse dos visitantes possibilitou que a visita acontecesse de forma mais participativa e significativa, uma vez que puderam relacioná-la com o conteúdo trabalhado no projeto de iniciação científica. Essa e outras experiências têm ratificado a importância dos procedimentos adotados pelo grupo Trilheiros do Sauá no planejamento, execução e avaliação das visitas, pois as mesmas passam a ter um caráter emancipatório, em que os participantes atuam como protagonistas, construindo, coletivamente, o conhecimento baseado em suas vivências e em seus saberes.
Palavras-chave Educação Ambiental Crítica, interpretação ambiental, metodologias participativas
Forma de apresentação..... Vídeo
Link para apresentação Vídeo
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