Das Montanhas de Minas ao Oceano: Os Caminhos da Ciência para um Futuro Sustentável

20 a 25 de outubro de 2025

Trabalho 21130

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Pós-graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Dimensões Sociais: ODS4
Setor Departamento de Letras
Bolsa CNPq
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro CNPq
Primeiro autor Pâmela Rabêlo Dias
Orientador ANA MARIA FERREIRA BARCELOS
Título Timidez e vulnerabilidade emocional de professores de línguas em formação inicial: reflexões e resultados parciais
Resumo A timidez ainda é um fenômeno pouco explorado na área da Linguística Aplicada (LA), principalmente no que tange à formação e às práticas docentes no ensino da língua. Mesmo tratando-se de uma experiência considerada universal (Zimbardo, 1982), os estudos existentes concentram-se majoritariamente na timidez de estudantes de línguas e sua produção oral (Santos & Barcelos, 2018; Bashosh et al., 2013), sendo escassas as investigações, tanto no cenário nacional quanto internacional, sobre os impactos da timidez na prática de professores de línguas. A timidez pode ser definida como um fator psicológico multidimensional que causa desconforto e inibição em situações sociais e dificulta a comunicação (Carducci e Conkright, 2020), desencadeando reações emocionais como ansiedade, medo e embaraço, além de inseguranças e auto-críticas negativas constantes. Sugere-se que a timidez pode impactar o bem-estar e desempenho profissional docente, visto que compromete a clareza na comunicação, que é uma competência fundamental para os professores (Etzold; Krüger, 2021), na construção da autoridade e relações interpessoais em seu ambiente de trabalho. Diante das demandas do ensino, professores tímidos podem deparar-se com situações significantemente desafiadoras e sentir-se emocionalmente vulneráveis, condição entendida como inerente à docência (Kelchtermans, 2012) e central para a compreensão de suas experiências (Song, 2016, 2022). Esta comunicação apresenta reflexões iniciais de uma pesquisa de mestrado em andamento na Universidade Federal de Viçosa, que investiga a relação entre a timidez, vulnerabilidade emocional, crenças e emoções de professores de línguas estrangeiras em formação inicial. Trata-se de um estudo qualitativo (Richards, 2003; Cresswell, 2013), conduzido por meio de questionários semiestruturados, narrativas escritas e entrevistas. Os resultados parciais apontam que a timidez impacta o bem-estar emocional de professores de línguas, especialmente em seu início à docência, embora seus efeitos possam ser amenizados com a experiência. Com isso, esta comunicação busca contribuir para o debate teórico-reflexivo e ampliar a compreensão desses fenômenos na área da LA.
Palavras-chave Timidez, vulnerabilidade emocional, professores de línguas em formação inicial
Forma de apresentação..... Vídeo
Link para apresentação Vídeo
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