| Resumo |
Nos últimos séculos, a ciência astronômica revelou que o planeta Terra é um ínfimo e frágil ponto de luz num vasto espaço cósmico circundante, sendo até então o único mundo conhecido que abriga vida. Nesse sentido, é notável que a astronomia, de grande importância para as civilizações antigas por suas utilidades práticas, continua sendo muito relevante para uma humanidade que esgota e compromete o meio ambiente ao seu redor, em vista que ressalta a urgente necessidade de se planejar um futuro sustentável buscando a preservação do seu único lar no universo. Entretanto, tem se observado um progressivo afastamento dessa ciência em relação ao público não especializado, estando ausente ou pouco presente na grade curricular da imensa maioria das escolas brasileiras e até mesmo em muitas universidades. Diante dessa deficiência, o presente trabalho tem como objetivos centrais: (i) incentivar e disseminar o estudo de astronomia na comunidade estudantil do Colégio de Aplicação CAp-Coluni, por meio de aulas teóricas e atividades práticas conduzidas pelos alunos em conjunto com professores, (ii) propor metodologias que tornem a astronomia mais atrativa e integrada no ambiente escolar, pautadas pela sua conexão com o cotidiano, com outras disciplinas e com a causa sustentável, e pela utilização de recursos digitais interativos. Primeiramente, buscou-se, por meio de um minicurso remoto composto de quatro aulas expositivas, oferecer um entendimento matemático, físico e histórico dos principais conceitos e teorias que permeiam as diferentes áreas da astronomia. O emprego de softwares como Stellarium, System Scope e Celestia e a ênfase de suas utilidades serviram como recurso ilustrativo e exemplificativo das aulas, permitindo uma compreensão mais rica e visual dos conteúdos. Ao final, elaborou-se um questionário para obtenção de dados acerca do impacto do minicurso e como forma de avaliar a efetividade das estratégias pedagógicas aplicadas nas aulas. Dentre os resultados mais notáveis, 81,5% e 92,6% dos estudantes concordam que o minicurso aumentou seu interesse por astronomia e que o uso de recursos digitais ajudou na compreensão dos conteúdos, respectivamente. A partir disso, conclui-se que o ensino de astronomia pode ser muito potencializado na era digital, não só pelo emprego de simuladores na sala de aula, como também pelo uso das mídias digitais para facilitar a disseminação e o estudo dessa ciência, tal qual foi realizado com êxito no minicurso. Por fim, o proveito da interdisciplinaridade da astronomia, por meio da articulação dos assuntos com a consciência sustentável e com seu contexto histórico de formação, favoreceu significativamente o interesse dos alunos — evidência disso é que as duas primeiras aulas, nas quais essas abordagens foram mais exploradas, constituíram-se nas mais bem recebidas por 74% dos estudantes. |