| ISSN |
2237-9045 |
| Instituição |
Universidade Federal de Viçosa |
| Nível |
Graduação |
| Modalidade |
Pesquisa |
| Área de conhecimento |
Ciências Biológicas e da Saúde |
| Área temática |
Dimensões Sociais: ODS3 |
| Setor |
Departamento de Medicina e Enfermagem |
| Bolsa |
FAPEMIG |
| Conclusão de bolsa |
Sim |
| Apoio financeiro |
FAPEMIG |
| Primeiro autor |
Íria Cecilia de Brito Barros |
| Orientador |
ANDREIA GUERRA SIMAN |
| Outros membros |
ANDRE LUIS CARVALHO MENDES, FLAVIA BATISTA BARBOSA DE SA DIAZ, Gabrielle Teodoro Benevides |
| Título |
Impressão 3D e biscuit como alternativa de baixo custo para o ensino em saúde |
| Resumo |
Introdução: O funcionamento da impressão 3D se assemelha àquela usada tradicionalmente e se diferencia no material utilizado e no motor adicional. Atualmente a popularização desse item tem permitido seu emprego em diversas áreas do conhecimento, desde a construção civil até a área da saúde (Volpato, 2007; Beca, 2021). O uso do biscuit para confecção de materiais didáticos na área da saúde também contribui como uma ferramenta alternativa para o ensino (Côrtes, 2015). Objetivo: Relatar a confecção de materiais didáticos feitos em impressora 3D e biscuit para serem utilizados no curso de graduação em enfermagem e nas práticas de educação em saúde advindo do projeto intitulado “Inovação tecnológica: desenvolvendo materiais em impressora 3d para equipar os laboratórios de saúde, para melhorar a simulação realística no ensino superior”. Metodologia: A confecção dos materiais se foi dividida em cinco partes: desenvolvimento do desenho a ser impresso em impressora 3D no software OnShape; afinamento no software Ultimaker Cura, que permite a definição da qualidade de impressão, tamanho e posicionamento na base da impressora; impressão do modelo desenhado na impressora 3D modelo Creality Ender 3 em material PLA; modelagem a mão livre dos detalhes e acabamentos da peça com uso de biscuit e, por fim, pintura e envernização da peça com tinta guache e verniz vitral. Resultado: A partir da confecção das peças foi obtido um modelo de genitália externa feminina que demonstram estruturas anatômicas como lábios, clitóris, meato uretral e introito vaginal; duas peças representativas de lesão por pressão estágio I e II que detalham as camadas da pele que podem ser acometidas e um modelo de pé com lesões que detalha feridas venosas, arteriais e neuropáticas e suas principais características visuais. Conclusão: Foi possível produzir peças didáticas, de fácil visualização, em um custo consideravelmente mais baixo do que aqueles disponíveis para venda na internet. Além disso, as peças podem ser úteis tanto no ensino para alunos de graduação quanto para educação em saúde da população leiga. |
| Palavras-chave |
Impressão Tridimensional, Educação em Saúde, Aprendizado Interativo |
| Forma de apresentação..... |
Painel |