| ISSN | 2237-9045 |
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| Instituição | Universidade Federal de Viçosa |
| Nível | Graduação |
| Modalidade | Ensino |
| Área de conhecimento | Ciências Humanas e Sociais |
| Área temática | Dimensões Sociais: ODS4 |
| Setor | Departamento de Letras |
| Bolsa | PIBID |
| Conclusão de bolsa | Não |
| Primeiro autor | Gabriel Guipson Vieira Veloso |
| Orientador | Maria Ângela Salgado |
| Outros membros | Gabriele Uliana |
| Título | Projeto Alfabetização e Cidadania na Escola Municipal Ministro Edmundo Lins |
| Resumo | O presente relato de experiência tem como finalidade compartilhar práticas e reflexões desenvolvidas no âmbito do projeto "Alfabetização e Cidadania", implementado na Escola Municipal Edmundo Lins, tem como principal objetivo alfabetizar diversos alunos do ensino fundamental, em sua maioria oriundos de comunidades periféricas, com histórico de vulnerabilidade social. Muitos desses alunos enfrentam condições desfavoráveis para a aprendizagem, como a falta de apoio familiar, carência de recursos materiais, pouca familiaridade com o ambiente letrado fora da escola, entre outros desafios. No entanto, este relato de experiência foca especificamente em cinco estudantes (sendo dois do sexto, um do sétimo e duas do oitavo ano) que se encontram no nível silábico com valor sonoro. A iniciativa busca superar as defasagens de aprendizagem em leitura e escrita, reconhecendo que estas são fundamentais para o desenvolvimento pleno e a participação cidadã desses indivíduos. As atividades acontecem semanalmente, com duração de 1 hora e 40 minutos. Na primeira semana, o foco foi a exploração de trava-línguas, um jogo que serviu como uma introdução aos sons similares, estimulando a consciência fonológica. A segunda semana se dedicou a identificar as dificuldades específicas em leitura e escrita a partir do gênero poema, onde houve um trabalho na relação letra-som de CH/X. Já na terceira semana, o desenvolvimento foi feito através do gênero tirinha, com a relação letra-som para as letras G/J. Por fim, na última semana, desenvolvemos com os estudantes, através do reconhecimento do som inicial e som final das palavras, feito por meio do gênero miniconto e uma cruzadinha. Todas essas atividades objetivaram desenvolver a consciência silábica. Os resultados parciais evidenciam avanços no desenvolvimento da leitura, interpretação de texto, identificação de fonemas e na elaboração de hipóteses de escrita mais próximas das convenções do sistema alfabético. Além disso, observou-se um aumento no engajamento da maioria dos estudantes e uma melhora em sua autoestima e desempenho no contexto da escola. |
| Palavras-chave | Alfabetização, cidadania, consciência fonológica |
| Forma de apresentação..... | Vídeo |
| Link para apresentação | Vídeo |
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