Das Montanhas de Minas ao Oceano: Os Caminhos da Ciência para um Futuro Sustentável

20 a 25 de outubro de 2025

Trabalho 21110

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Dimensões Sociais: ODS4
Setor Departamento de Economia
Bolsa CNPq
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CNPq
Primeiro autor Leticia Martins Matoso
Orientador ANA CECILIA DE ALMEIDA
Outros membros Felipe Nathan Ferreira dos Santos
Título Choques de mercado de trabalho e sua influência sobre as decisões educacionais dos jovens
Resumo As decisões educacionais dos jovens são influenciadas pelas condições do mercado de trabalho, especialmente em contextos de crises econômicas. No Brasil, as recentes recessões têm impactado os indicadores de emprego e renda, afetando diretamente a escolha entre diferentes modalidades do ensino superior. Diante disso, este estudo tem como objetivo analisar os efeitos de choques exógenos no mercado de trabalho sobre a decisão de jovens de ingressar em cursos superiores tradicionais ou tecnológicos. Busca-se identificar se diante de choques negativos de emprego há uma mudança no custo de oportunidade da educação, o que pode impactar o ingresso no ensino superior. A análise utiliza a base de dados da PNAD Contínua entre 2016 e 2019, com recorte para regiões metropolitanas, abrangendo jovens com ensino médio completo e que não ingressaram em cursos de pós-graduação. A variável dependente identifica três possíveis decisões educacionais, sendo elas ingresso na graduação tradicional, ingresso na graduação tecnológica ou não ingresso no ensino superior. Por sua vez, a variável explicativa que capta o choque econômico foi definida como uma variável dummy, que assume valor igual a 1 quando a taxa de desemprego de uma determinada região metropolitana, em um dado ano, é maior ou igual à média da taxa de desemprego de todas as regiões metropolitanas no período de 2016 a 2019 somada a um desvio padrão. Essa variável foi construída separadamente para o mercado de trabalho de jovens (18 a 24 anos) e adultos (25 a 65 anos), permitindo capturar os efeitos heterogêneos dos choques conforme a faixa etária atingida. Assim, estimou-se um modelo Logit Multinomial com efeitos fixos e erros clusterizados por estado, a fim de isolar o impacto causal dos choques sobre a decisão educacional. Os resultados parciais revelam que o choque econômico negativo no mercado de trabalho de jovens eleva a probabilidade de ingresso nas duas modalidades de ensino superior, evidenciando um efeito contracíclico. Por outro lado, o aumento do desemprego entre adultos reduz a probabilidade de ingresso em cursos tecnológicos e eleva a de ingresso em cursos tradicionais, sugerindo que o efeito renda prevalece na decisão pelo curso tecnológico. Diante disso, ao identificar fatores que afetam no investimento educacional, o trabalho auxilia na elaboração de políticas públicas que promovem uma educação inclusiva e de qualidade e a permanência dos adolescentes no ensino superior, em alinhamento com o Objetivo 4 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: “Assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todas e todos”.
Palavras-chave Demanda por Ensino Superior, Choques Econômicos, Mercado de Trabalho
Forma de apresentação..... Vídeo
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