| Resumo |
As decisões educacionais dos jovens são influenciadas pelas condições do mercado de trabalho, especialmente em contextos de crises econômicas. No Brasil, as recentes recessões têm impactado os indicadores de emprego e renda, afetando diretamente a escolha entre diferentes modalidades do ensino superior. Diante disso, este estudo tem como objetivo analisar os efeitos de choques exógenos no mercado de trabalho sobre a decisão de jovens de ingressar em cursos superiores tradicionais ou tecnológicos. Busca-se identificar se diante de choques negativos de emprego há uma mudança no custo de oportunidade da educação, o que pode impactar o ingresso no ensino superior. A análise utiliza a base de dados da PNAD Contínua entre 2016 e 2019, com recorte para regiões metropolitanas, abrangendo jovens com ensino médio completo e que não ingressaram em cursos de pós-graduação. A variável dependente identifica três possíveis decisões educacionais, sendo elas ingresso na graduação tradicional, ingresso na graduação tecnológica ou não ingresso no ensino superior. Por sua vez, a variável explicativa que capta o choque econômico foi definida como uma variável dummy, que assume valor igual a 1 quando a taxa de desemprego de uma determinada região metropolitana, em um dado ano, é maior ou igual à média da taxa de desemprego de todas as regiões metropolitanas no período de 2016 a 2019 somada a um desvio padrão. Essa variável foi construída separadamente para o mercado de trabalho de jovens (18 a 24 anos) e adultos (25 a 65 anos), permitindo capturar os efeitos heterogêneos dos choques conforme a faixa etária atingida. Assim, estimou-se um modelo Logit Multinomial com efeitos fixos e erros clusterizados por estado, a fim de isolar o impacto causal dos choques sobre a decisão educacional. Os resultados parciais revelam que o choque econômico negativo no mercado de trabalho de jovens eleva a probabilidade de ingresso nas duas modalidades de ensino superior, evidenciando um efeito contracíclico. Por outro lado, o aumento do desemprego entre adultos reduz a probabilidade de ingresso em cursos tecnológicos e eleva a de ingresso em cursos tradicionais, sugerindo que o efeito renda prevalece na decisão pelo curso tecnológico. Diante disso, ao identificar fatores que afetam no investimento educacional, o trabalho auxilia na elaboração de políticas públicas que promovem uma educação inclusiva e de qualidade e a permanência dos adolescentes no ensino superior, em alinhamento com o Objetivo 4 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: “Assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todas e todos”. |