Das Montanhas de Minas ao Oceano: Os Caminhos da Ciência para um Futuro Sustentável

20 a 25 de outubro de 2025

Trabalho 21106

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Dimensões Sociais: ODS4
Setor Departamento de Educação
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro Outros
Primeiro autor Andyara Malaquias Vianna
Orientador MAISA APARECIDA DE OLIVEIRA
Outros membros Isabel Cristina da Silva Caetano, Viviane Ferreira
Título A Articulação Teórico-Prática de Fröbel e Montessori: A Prática Extensionista compondo a formação docente
Resumo A atividade “Articulação Teórico-Prática de Fröbel e Montessori” foi desenvolvida como curricularização extensionista na disciplina EDU 260 – Fundamentos da Educação Infantil, da Universidade Federal de Viçosa, sob orientação da professora responsável. Para Maria Montessori (1870-1952) a criança aprende por meio da ação e da autonomia em um ambiente cuidadosamente preparado, em que possa explorar e construir seu próprio conhecimento. Friedrich Fröbel (1782-1852), criador do conceito de “jardim de infância”, valorizava o brincar como atividade essencial da infância e introduziu os "dons", materiais pedagógicos manipulativos que estimulam a observação, a criatividade e o raciocínio. Inspiradas por essas abordagens, as atividades propostas neste projeto foram planejadas para possibilitar uma aprendizagem significativa, sensível e ativa, integrando o corpo, os sentidos e a natureza. O objetivo foi promover o desenvolvimento sensorial, motor, cognitivo e afetivo das crianças por meio dessas atividades práticas. Dividimos as 23 crianças participantes, com idades entre 4 e 5 anos, do primeiro período da Educação Infantil da Escola Municipal Nossa Senhora de Fátima, em três grupos, e organizamos um sistema de rodízio entre três espaços: o Espaço 1, “Cantinho dos Dons”, inspirado em Fröbel, com materiais como copos e palitos de picolé, permitiram construções livres, explorando a imaginação e a coordenação motora das crianças; o Espaço 2, “Bandejas de Atividades”, baseado em Montessori, com grãos (feijão, arroz e milho) para estimular a coordenação motora fina, a percepção sensorial e a concentração; e o Espaço 3, “Brincadeiras com Elementos da Natureza”, em que as crianças, utilizando elementos naturais como folhas, sementes, pedrinhas e flores secas, construíram coletivamente uma mandala, desenvolvendo o senso estético, a atenção e o trabalho em grupo. A avaliação foi realizada a partir da participação e do desenvolvimento observado em cada criança durante as atividades. O impacto do projeto foi perceber o quanto as contribuições de Fröbel e Montessori são importantes e fazem sentido para as crianças, ainda que possam parecer simples, especialmente para uma geração imersa em telas e tecnologias. A experiência demonstrou como propostas fundamentadas e integradas à prática pedagógica favorecem o envolvimento das crianças e reforçam a importância de articular teoria e prática na formação docente, possibilitando a criação de metodologias significativas para a atuação em sala de aula.
Palavras-chave Aprendizagem ativa, Formação docente, Educação Infantil
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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