| Resumo |
A atividade “Articulação Teórico-Prática de Fröbel e Montessori” foi desenvolvida como curricularização extensionista na disciplina EDU 260 – Fundamentos da Educação Infantil, da Universidade Federal de Viçosa, sob orientação da professora responsável. Para Maria Montessori (1870-1952) a criança aprende por meio da ação e da autonomia em um ambiente cuidadosamente preparado, em que possa explorar e construir seu próprio conhecimento. Friedrich Fröbel (1782-1852), criador do conceito de “jardim de infância”, valorizava o brincar como atividade essencial da infância e introduziu os "dons", materiais pedagógicos manipulativos que estimulam a observação, a criatividade e o raciocínio. Inspiradas por essas abordagens, as atividades propostas neste projeto foram planejadas para possibilitar uma aprendizagem significativa, sensível e ativa, integrando o corpo, os sentidos e a natureza. O objetivo foi promover o desenvolvimento sensorial, motor, cognitivo e afetivo das crianças por meio dessas atividades práticas. Dividimos as 23 crianças participantes, com idades entre 4 e 5 anos, do primeiro período da Educação Infantil da Escola Municipal Nossa Senhora de Fátima, em três grupos, e organizamos um sistema de rodízio entre três espaços: o Espaço 1, “Cantinho dos Dons”, inspirado em Fröbel, com materiais como copos e palitos de picolé, permitiram construções livres, explorando a imaginação e a coordenação motora das crianças; o Espaço 2, “Bandejas de Atividades”, baseado em Montessori, com grãos (feijão, arroz e milho) para estimular a coordenação motora fina, a percepção sensorial e a concentração; e o Espaço 3, “Brincadeiras com Elementos da Natureza”, em que as crianças, utilizando elementos naturais como folhas, sementes, pedrinhas e flores secas, construíram coletivamente uma mandala, desenvolvendo o senso estético, a atenção e o trabalho em grupo. A avaliação foi realizada a partir da participação e do desenvolvimento observado em cada criança durante as atividades. O impacto do projeto foi perceber o quanto as contribuições de Fröbel e Montessori são importantes e fazem sentido para as crianças, ainda que possam parecer simples, especialmente para uma geração imersa em telas e tecnologias. A experiência demonstrou como propostas fundamentadas e integradas à prática pedagógica favorecem o envolvimento das crianças e reforçam a importância de articular teoria e prática na formação docente, possibilitando a criação de metodologias significativas para a atuação em sala de aula. |