| Resumo |
O presente trabalho tem como objetivo relatar as experiências vivenciadas por bolsistas do PIBID Dança/Educação no primeiro semestre de 2025, em uma escola municipal de Viçosa MG. Foram desenvolvidos dois projetos voltados às temáticas de identidade e emoções, com o intuito de atender as demandas escolares relativas à adaptação escolar. As propostas tiveram um enfoque lúdico em apoio ao trabalho já desenvolvido na instituição, por meio de atividades sequenciais e integradas. Ao todo, foram realizadas 14 atividades nas salas do 1° e 2° período em tempo integral, sendo três delas com participação das famílias. Essas atividades tiveram como eixos principais as interações e brincadeiras, conforme fundamentados nos conceitos centrais da BNCC e nas DCNEI (Brasil, 2018, Brasil, 2009) . Neste sentido, os objetivos comuns aos projetos visavam propiciar interações sociais significativas, promover o desenvolvimento moral e social, oportunizar a resolução de conflitos, auxiliar na regulação das próprias emoções e contribuir para a noção de pertencimento ao grupo e entre seus pares. Por meio da participação das famílias e do trabalho com a identidade e as emoções foi possível notar a importância de estabelecer a escuta ativa com as crianças e colocá-las como centro de sua própria aprendizagem. Segundo Campos (2022, p. 32), a docência na Educação Infantil necessita de uma atuação ética e investigativa, contendo propostas pedagógicas e políticas dotadas de intencionalidade que considerem a criança em seu contexto. Os resultados dos projetos foram perceptíveis ao longo de sua execução, mostrando que os objetivos foram alcançados e que as vivências foram significativas tanto para as bolsistas, quanto para as crianças, demonstrando avanços nas relações interpessoais, no reconhecimento de si mesmas e dos pares. Nesse sentido, entende-se que a participação no PIBID é fundamental na construção das docência para futuros professores da Educação Infantil (Tabet, 2018). A partir destas experiências tivemos oportunidade de contato com o planejamento, a execução e a avaliação de atividades ainda durante a graduação favorecendo o olhar especializado voltado às demandas e necessidades das crianças. |