Das Montanhas de Minas ao Oceano: Os Caminhos da Ciência para um Futuro Sustentável

20 a 25 de outubro de 2025

Trabalho 21097

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Dimensões Sociais: ODS4
Setor Departamento de Educação Infantil
Bolsa PIBID
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Tamires Santiago Motta Timóteo
Orientador NAISE VALERIA GUIMARAES NEVES
Outros membros Joana Santos Monteiro, Rita de Cássia Martins
Título Identidade e Emoções na Educação Infantil: relato de vivências  no PIBID UFV
Resumo O presente trabalho tem como objetivo relatar as experiências vivenciadas por bolsistas do PIBID Dança/Educação no primeiro semestre de 2025, em uma escola municipal de Viçosa MG. Foram desenvolvidos dois projetos voltados às temáticas de identidade e emoções,  com o intuito de atender as demandas escolares relativas à adaptação escolar. As propostas  tiveram um enfoque lúdico em apoio ao trabalho já desenvolvido na instituição, por meio de atividades sequenciais e integradas. Ao todo, foram realizadas 14 atividades nas salas do 1° e 2° período em tempo integral, sendo três  delas  com participação das famílias. Essas atividades tiveram como eixos principais as interações e brincadeiras, conforme fundamentados nos conceitos centrais da BNCC e nas DCNEI (Brasil, 2018, Brasil, 2009) . Neste sentido, os objetivos comuns aos projetos visavam propiciar interações sociais significativas, promover o desenvolvimento moral e social, oportunizar a resolução de conflitos, auxiliar na regulação das próprias emoções e contribuir para a noção de pertencimento ao grupo e entre seus pares. Por meio  da participação das famílias e do trabalho com a identidade e as emoções foi possível notar a importância de estabelecer a escuta ativa com as crianças e colocá-las como centro de sua própria aprendizagem. Segundo Campos (2022, p. 32), a docência na Educação Infantil  necessita de uma atuação ética e investigativa, contendo propostas pedagógicas e políticas dotadas de intencionalidade que considerem a criança em seu contexto. Os resultados dos projetos foram perceptíveis ao longo de sua execução, mostrando que os objetivos foram alcançados e que as vivências foram significativas tanto para as bolsistas, quanto para as crianças, demonstrando avanços nas relações interpessoais, no reconhecimento de si mesmas e dos pares. Nesse sentido, entende-se que a participação no PIBID é fundamental na construção das docência para futuros professores da Educação Infantil (Tabet, 2018).  A partir destas experiências tivemos oportunidade de contato com o planejamento, a execução e a avaliação de atividades ainda durante a graduação favorecendo o olhar especializado voltado às demandas e necessidades das crianças.
Palavras-chave Identidade, Emoções, PIBID
Forma de apresentação..... Vídeo
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