Das Montanhas de Minas ao Oceano: Os Caminhos da Ciência para um Futuro Sustentável

20 a 25 de outubro de 2025

Trabalho 21094

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Dimensões Sociais: ODS4
Setor Departamento de Educação
Bolsa PIBIC/CNPq
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CNPq
Primeiro autor Bruna Eduarda Soares Rocha
Orientador HELOISA RAIMUNDA HERNECK
Outros membros MARIA SIMONE EUCLIDES
Título Formação docente na Universidade Federal de Viçosa: um olhar sobre gênero e raça nos documentos institucionais
Resumo O debate sobre a inclusão de gênero e raça na educação tem se intensificado nos últimos anos, reforçando a necessidade de descolonizar os currículos e promover uma formação docente crítica. A Lei nº 10.639/03 representa um avanço nesse processo ao tornar obrigatório o ensino da História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Soma-se a isso a urgência de incorporar a temática de gênero nos currículos, superando práticas que reproduzem o sexismo e a heteronormatividade. Nesse contexto, a formação docente precisa estar comprometida com a construção de práticas pedagógicas antirracistas, antissexistas e socialmente transformadoras. Diante desse cenário, esta pesquisa de iniciação científica teve como objetivo geral analisar a presença das temáticas de gênero e raça nos cursos de licenciatura da Universidade Federal de Viçosa. Em relação aos objetivos específicos, foram definidos: (1) verificar, nos programas analíticos dos cursos, se há disciplinas com enfoque direto em gênero e raça; e (2) investigar, nos planos de ensino das disciplinas, se tais temas são contemplados e de que forma são abordados. Para alcançar esses objetivos, a pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, estruturada em três etapas: revisão bibliográfica para embasamento teórico; análise dos programas analíticos dos cursos de licenciatura da UFV, visando identificar conteúdos sobre gênero e raça; e análise dos planos de ensino, com o intuito de verificar a presença dessas temáticas e a maneira como são tratadas. A partir da análise dos documentos, constatou-se que apenas três dos treze cursos analisados possuem disciplinas que abordam diretamente essas temáticas: Licenciatura em Ciências Sociais, Licenciatura em Educação Física e Educação do Campo. Esses cursos estão vinculados aos Centros de Ciências Humanas, Letras e Artes, e ao Centro de Ciências Biológicas e da Saúde. Além disso, identificou-se que, em dezesseis dos 87 planos de ensino analisados, conteúdos relacionados às temáticas de gênero e raça foram incorporados, em sua maioria, por iniciativa individual dos(as) docentes e, muitas vezes, de forma transversal. Conclui-se, portanto, que, embora existam algumas iniciativas, as discussões sobre gênero e raça ainda ocupam um espaço limitado na formação inicial dos(as) futuros(as) professores(as). Quando presentes, essas temáticas aparecem, em geral, de forma indireta, vinculadas à iniciativa individual dos(as) docentes, e não como diretriz curricular estruturada. Diante disso, reforça-se a importância de revisar os documentos institucionais, fortalecer a inserção dessas pautas nos currículos universitários e consolidar esses debates em todas as áreas do conhecimento, promovendo uma formação docente mais crítica, inclusiva e comprometida com a diversidade e a justiça social.
Palavras-chave Currículo, Diversidade, Educação antirracista e antissexista.
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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