| Resumo |
Este trabalho descreve a experiência do subprojeto Pibid-Física desenvolvido no Colégio de Aplicação da UFV (CAp-Coluni), cujo tema central é a integração de licenciandos na experimentação no ensino de física para o ensino médio. O público-alvo envolveu estudantes da instituição e licenciandos em Física da UFV. A justificativa baseia-se na necessidade de superar abordagens excessivamente teóricas, que geram desinteresse e dificuldades de aprendizagem, propondo a prática experimental como eixo transformador. Os objetivos incluíram: (1) implementar atividades experimentais contextualizadas e de baixo custo; (2) desenvolver materiais didáticos criativos; (3) promover a formação inicial dos licenciandos; e (4) avaliar o impacto da experimentação no engajamento discente. A metodologia adotou a participação ativa dos alunos, com aplicação de experimentos com seus respectivos roteiros, ambos elaborados pelos próprios professores da instituição, abrangendo Mecânica, Termologia, Ondulatória e Óptica, majoritariamente utilizando materiais acessíveis. Ao longo de um semestre, foram realizadas diversas atividades em oito turmas do ensino médio: os quatro primeiros anos e os quatro segundos anos, conduzidas pelos docentes com participação ativa dos licenciandos, com coleta de dados e questionários. Os resultados evidenciaram elevado engajamento dos alunos (com relatos de maior interesse nas aulas teóricas), compreensão consolidada de conceitos abstratos, desenvolvimento de habilidades investigativas e colaborativas, além da formação docente qualificada, com licenciandos destacando ganhos em confiança pedagógica e domínio de estratégias experimentais. Conclui-se que a experimentação é fundamental para a aprendizagem significativa da física, atuando como alicerce para despertar interesse científico, articular teoria e prática e formar cidadãos críticos. A experiência reforça a relevância de políticas como o Pibid na transformação do ensino médio, recomendando a expansão de iniciativas que viabilizem laboratórios criativos e formação docente. |