| Resumo |
As cidades brasileiras enfrentam desafios cada vez mais evidentes no campo da mobilidade urbana, como os relacionados à vulnerabilidade de pedestres e ciclistas, a carência de sinalização adequada e ao aumento do fluxo de veículos (Vasconcelos, E. 2019). No Brasil, o número de veículos quase triplicou nos últimos 20 anos (IBGE, 2024), tendo uma frota total de 124 milhões de veículos. Todos esses fatores comprometem a segurança viária, geram congestionamentos e riscos de acidentes, especialmente envolvendo motociclistas, como observado também na cidade de Viçosa, Zona da Mata mineira. Neste contexto, o presente trabalho em desenvolvimento pelos estudantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência do Departamento de Física / UFV, juntamente com Bolsistas BICJR do Colégio Estadual Effie Rolfs, tem como objetivo desenvolver um protótipo de semáforo inteligente utilizando a plataforma Arduino, com foco em promover a aplicação prática de conceitos interdisciplinares relacionados à eletrônica, programação e organização das vias urbanas. A proposta visa ainda estimular a reflexão crítica sobre problemas locais e o potencial do uso de tecnologias na proposição de soluções acessíveis. A metodologia adotada envolveu o planejamento e montagem de um circuito com o microcontrolador Arduino (Uno), LEDs, resistores, protoboard e conexões elétricas, acompanhado da programação lógica em linguagem C++. A simulação do semáforo será baseada em padrões reais de sinalização, que serão observados em cruzamentos da cidade de Viçosa, buscando representar, por meio de temporizações controladas, a alternância dos sinais vermelho, amarelo e verde de forma otimizada. Durante a execução, foram realizados testes de tempos de resposta, visibilidade dos sinais, e discutidas possibilidades de aprimoramento, como a incorporação de sensores de presença, botões para pedestres (com ou sem problemas de locomoção) e módulos sem fio para sincronização de semáforos, registro de infrações. Os resultados iniciais demonstraram que o sistema é funcional, de baixo custo e aplicável tanto em ambientes educacionais quanto como base para protótipos de soluções urbanas reais. O projeto favorece também a aprendizagem significativa (Ausubel, D. 1982), reforça a relação entre o conhecimento científico e a realidade social e evidencia o papel da tecnologia na melhoria da mobilidade e segurança em cidades de pequeno e médio porte como Viçosa. |