| Resumo |
O presente trabalho tem como tema a formação do hábito leitor por estudantes do Ensino Médio a partir do contato com obras ficcionais. O objetivo geral é compreender se o contato com obras ficcionais no contexto extraescolar por jovens do Ensino Médio colabora para a formação do hábito leitor, sendo esse o problema a ser investigado. A leitura é fundamental para a formação de um indivíduo crítico e por isso é importante que os futuros profissionais da educação, incluindo coordenadores pedagógicos, sejam incentivados durante a formação acadêmica a se tornarem leitores que posteriormente devem contribuir para a formação de outros leitores. Considerando que os jovens do Ensino Médio geralmente possuem interesse por obras de ficção, devido às diversas temáticas que podem ser trabalhadas nas histórias, a leitura dos livros ficcionais, por ser interessante para esses estudantes, pode gerar um maior engajamento por partes destes, colaborando também com os resultados obtidos em termos de rendimento escolar. Além disso, essas obras podem colaborar com o desenvolvimento do pensamento crítico dos estudantes ao abordarem diversas questões sociais, tais como: desigualdade, política, diversidade, preconceito, representatividade feminina, violência, etc. Por isso, a pesquisa pretende identificar se a leitura de obras ficcionais auxilia os jovens no despertar do interesse pela leitura em geral, desenvolvendo um hábito leitor. Vale ressaltar que a responsabilidade de formar esse hábito leitor, que geralmente recai sobre os professores, pode obter maior êxito quando feita de forma que desperte o interesse do educando. A pesquisa será realizada com uma abordagem qualiquantitativa, com o uso de questionários que incluam questões abertas para uma análise mais eficaz das respostas. Para isso, estudantes do Ensino Médio serão convidados a responderem o questionário. Dessa forma, pretende-se contribuir em uma formação de pedagogos que colaborem com o desenvolvimento de leitores e estudantes com pensamento crítico nas escolas que atuarem profissionalmente. |