Das Montanhas de Minas ao Oceano: Os Caminhos da Ciência para um Futuro Sustentável

20 a 25 de outubro de 2025

Trabalho 21079

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Dimensões Sociais: ODS4
Setor Departamento de Física
Bolsa PIBID
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Carlos Pires Gomes Souza
Orientador HALLAN SOUZA E SILVA
Título Desenvolvimento de um aparato experimental de baixo custo com a utilização do Arduino para o estudo da queda livre de corpos
Resumo O ensino de Física nas escolas públicas brasileiras, com o passar dos anos, tem enfrentado uma série de desafios estruturais e pedagógicos. Isso ocorre devido à carência de laboratórios equipados, a escassez de materiais didáticos acessíveis e a limitação de recursos tecnológicos, o que dificulta a aplicação prática de conceitos fundamentais da disciplina (Andrade, Y. 2014). Na maioria das escolas de ensino público, isso ocorre pelo fato de que o ensino permanece excessivamente teórico, descontextualizado e pouco atrativo para os estudantes. Diante desse cenário, a busca por soluções de baixo custo e alto potencial pedagógico torna-se urgente. Nas últimas décadas, políticas públicas como o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) e o Programa Nacional de Alfabetização (PNA) têm buscado fomentar o uso de tecnologias educacionais, promovendo recursos mais acessíveis e inclusivos. Apesar desses avanços, ainda é evidente a necessidade de metodologias que integrem teoria e prática de maneira eficaz (Leiria, F. 2015), promovendo a aprendizagem ativa e significativa de Ausubel (Ausubel, D. 1982). Este trabalho propõe a utilização da plataforma Arduino UNO, combinada com o sensor ultrassônico HC-SR04, como uma alternativa viável e acessível para a realização de experimentos didáticos de Física no ensino médio. A proposta está fundamentada na Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel, a qual defende que o processo de aprendizagem ocorre de forma mais eficaz quando novos conhecimentos são incorporados a estruturas cognitivas pré-existentes dos alunos, por meio de uma abordagem concreta e contextualizada. O experimento desenvolvido consistiu na investigação da queda livre de corpos, utilizando o sensor ultrassônico para medir, com precisão, os deslocamentos e tempos de queda de objetos. A montagem do dispositivo experimental foi feita utilizando materiais de baixo custo, sendo operado por meio da plataforma Arduino IDE, que possibilitou a aquisição e o monitoramento dos dados em tempo real. A comparação entre os valores obtidos experimentalmente e o valor teórico da aceleração da gravidade local, correspondente à cidade de Viçosa–MG, permitiu verificar a metodologia proposta. O erro experimental encontrado foi de aproximadamente 7,57%, um resultado considerado satisfatório, tendo em vista a utilização de materiais acessíveis e de baixo custo. Este trabalho faz parte das atividades do Programa institucional de Bolsa de Iniciação à Docência do Departamento de Física, da Universidade Federal de Viçosa, e posteriormente deverá ser aplicado no Colégio de aplicação Coluni com estudantes do Ensino Médio.
Palavras-chave Física, Educação, Arduino
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
Gerado em 0,69 segundos.