Das Montanhas de Minas ao Oceano: Os Caminhos da Ciência para um Futuro Sustentável

20 a 25 de outubro de 2025

Trabalho 21069

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Dimensões Sociais: ODS3
Setor Departamento de Medicina e Enfermagem
Bolsa Não se Aplica
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Alice Vania Souza
Orientador MARA RUBIA MACIEL CARDOSO DO PRADO
Outros membros Kaline Batista Fernandes, Maria Helena Rocha Horta, Maria Luiza Costa Sepulcri
Título Desafios enfrentados por educadores na abordagem da violência sexual infantil no contexto escolar
Resumo Introdução: Os professores desempenham papel crucial na identificação e manejo de situações de violência dentro da escola, incluindo violência estrutural, psicológica, física, negligência, abandono, trabalho infantil e violência sexual. Para isso, é fundamental que os docentes possuam formação adequada e sensibilidade, de modo a atuar com empatia e observação cuidadosa. Quando uma criança confia no professor e revela uma violação de seu corpo, o educador deve agir com sensibilidade e respeito, criando um ambiente onde a criança não sinta medo ou vergonha, facilitando sua escuta e proteção Objetivos(s): Analisar as dificuldades enfrentadas pelos docentes na abordagem respeitosa e acolhedora de casos de violência sexual escolar, promovendo a confiança dos alunos e um ambiente mais seguro. Metodologia: Realizou-se uma revisão integrativa da literatura nas bases SciELO e BVS, utilizando os descritores “Abuso sexual na infância”, “Educação infantil”, e “Educadores”. Foram considerados artigos publicados entre 2019 e 2025, em português e inglês, disponíveis gratuitamente online. Resultados: Os principais desafios destacados incluem a falta de capacitação inicial e contínua dos professores para identificar sinais de violência sexual, a escassez de apoio psicológico para os profissionais, a sobrecarga de tarefas e o desconhecimento do papel ativo da escola na prevenção e enfrentamento do abuso. A pesquisa evidencia que muitos educadores, diretores e demais funcionários têm conhecimentos insuficientes sobre o tema, devido à ausência de formação específica. Além disso, enfrentam dificuldades em agir adequadamente quando o abuso é relatado, muitas vezes deixando de realizar denúncias ou de implementar ações preventivas em sala de aula. Ainda, há uma visão de que assuntos relacionados à sexualidade deveriam ser responsabilidade exclusiva da família, apesar de a escola ser reconhecida na legislação brasileira, pelo Plano Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual, como componente fundamental na proteção das crianças e adolescentes. No entanto, as escolas frequentemente atuam mais como reforço de campanhas externas do que como protagonistas na abordagem da temática. Conclusões: Os obstáculos enfrentados pelos docentes na luta contra a violência sexual infantil evidenciam a necessidade urgente de investir em formação contínua, oferecer suporte institucional e implementar práticas escolares que promovam prevenção, acolhimento e uma escuta qualificada, fortalecendo o papel da escola na proteção de crianças e adolescentes.
Palavras-chave Abuso sexual na infancia, Educação infantil, Educadores
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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