| ISSN | 2237-9045 |
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| Instituição | Universidade Federal de Viçosa |
| Nível | Graduação |
| Modalidade | Ensino |
| Área de conhecimento | Ciências Humanas e Sociais |
| Área temática | Dimensões Sociais: ODS4 |
| Setor | Departamento de História |
| Bolsa | PIBID |
| Conclusão de bolsa | Não |
| Apoio financeiro | CAPES |
| Primeiro autor | Fernando Vasconcelos Souza La-Gatta da Costa |
| Orientador | VANESSA LANA |
| Título | O Papel do PIBID na Educação Inclusiva |
| Resumo | Como bolsista de Iniciação à Docência (ID) na Escola Municipal Doutor Arthur Bernardes (EMDAB), pude perceber, ao longo da vivência no ambiente escolar, a importância da escuta atenta e da observação sensível diante da diversidade que compõe as salas de aula da escola pública. A inserção dos IDs nesses contextos escolares diversos possibilita a identificação, com o auxílio e a mediação do professor titular, das especificidades e demandas dos alunos com deficiência e transtornos globais do desenvolvimento. Desde o início das atividades no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), fomos acolhidos pela professora supervisora Aline Soares, que prontamente nos apresentou o perfil das turmas sob sua responsabilidade. Na ocasião, ela nos alertou que, em todas as salas que acompanharíamos, havia pelo menos um aluno com algum tipo de transtorno do desenvolvimento. Tal informação, mais do que um dado administrativo, revelou-se um indicativo da complexidade do cotidiano escolar e da urgência em adotar práticas pedagógicas sensíveis, flexíveis e comprometidas com os princípios da educação inclusiva. Diante dessa realidade, a professora titular solicitou nosso apoio na elaboração de provas e atividades adaptadas, com o objetivo de atender às necessidades específicas desses estudantes. Segundo seu relato, a ausência de tempo hábil e de suporte institucional dificultava significativamente a realização das adaptações curriculares e avaliativas necessárias para garantir o direito à aprendizagem dos alunos com deficiência. Nesse contexto, nossa atuação como IDs revelou-se fundamental, não apenas como suporte técnico, mas como parte ativa na construção de práticas pedagógicas mais equitativas e acessíveis. Atuei como apoio direto em sala, reforçando explicações, propondo pequenas intervenções diferenciadas, elaborando atividades adaptadas, provas adaptadas e ajudando na mediação do conteúdo de forma mais acessível para determinados alunos, principalmente na turma do oitavo e nono anos. Ao elaborar as avaliações e atividades adaptadas que consideravam os diferentes níveis e ritmos de aprendizado pude perceber o maior engajamento dos alunos de inclusão em seu processo de aprendizado. Ao perceberem que os instrumentos de avaliação estavam adaptados às suas necessidades e possibilidades, esses alunos passaram a demonstrar maior engajamento e segurança em relação ao próprio processo de aprendizagem. O reconhecimento de suas capacidades e a valorização de seus esforços contribuíram significativamente para o fortalecimento da autoestima e para a construção de uma postura mais ativa diante das atividades propostas. Como resultado, foi possível observar uma participação mais consistente nas aulas ministradas pela professora Aline, o que impactou positivamente no ambiente escolar como um todo, tornando-o mais inclusivo, acolhedor e favorável à aprendizagem de todos. |
| Palavras-chave | Educação, Inclusiva, PIBID |
| Forma de apresentação..... | Painel |
| Link para apresentação | Painel |
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