| ISSN | 2237-9045 |
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| Instituição | Universidade Federal de Viçosa |
| Nível | Graduação |
| Modalidade | Ensino |
| Área de conhecimento | Ciências Humanas e Sociais |
| Área temática | Dimensões Sociais: ODS4 |
| Setor | Departamento de História |
| Bolsa | PIBID |
| Conclusão de bolsa | Não |
| Apoio financeiro | CAPES |
| Primeiro autor | Luis Gustavo Villela Pereira |
| Orientador | PRISCILA RIBEIRO DORELLA |
| Outros membros | Elian Damasceno Correa, João Carlos Marques Ribeiro, Luís Felipe de Morais, Patrícia Lopes Miranda |
| Título | Afroteca em construção: um espaço de resistência e educação antirracista no ambiente escolar |
| Resumo | O presente trabalho apresenta a proposta e o desenvolvimento inicial do projeto “Afroteca”, vinculado ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) na área de História, em parceria com a Escola Estadual José Lourenço de Freitas, localizada no distrito de São José do Triunfo, município de Viçosa-MG. A iniciativa consiste na criação de uma biblioteca setorial dentro da biblioteca escolar, com foco em obras que abordem a história e a cultura africana, afro-brasileira e indígena. A Afroteca surge da necessidade de combater a invisibilização dessas temáticas no ambiente escolar, de promover o letramento racial desde o ensino fundamental II e de apoiar a implementação efetiva das Leis 10.639/03 e 11.645/08. Sua concepção parte da compreensão de que o racismo no Brasil é estrutural e estruturante, conforme aponta Silvio Almeida (2019), exigindo ações concretas e permanentes no cotidiano escolar. Nesse contexto, torna-se fundamental que crianças e adolescentes tenham acesso a obras escritas por autoras e autores negros, como destaca Djamila Ribeiro (2019) em Pequeno Manual Antirracista, a fim de promover representatividade, autoestima e pensamento crítico desde a escola. O projeto parte do reconhecimento da escola como espaço privilegiado de disputa simbólica e formação cidadã, sendo a biblioteca escolar um local estratégico para fomentar práticas pedagógicas antirracistas e interdisciplinares. A metodologia adotada envolve o mapeamento e seleção de obras já disponíveis, a busca por novas aquisições por meio de compra, doações e parcerias, a organização de um espaço físico com identidade visual própria e a articulação com o corpo docente para pensar formas de uso pedagógico do acervo. Embora ainda em fase de implementação, a Afroteca já tem sido utilizada em algumas atividades com turmas do ensino fundamental, especialmente em projetos interdisciplinares. Mais do que um acervo temático, a Afroteca se propõe como ferramenta para a implementação das temáticas étnico-raciais em todas as disciplinas, contribuindo para a construção de uma escola mais inclusiva, plural e comprometida com os direitos humanos. Nesse sentido, o projeto nos permite, enquanto pibidianos, trabalhar obras como as de Carolina Maria de Jesus, escritora negra brasileira de grande relevância, dentro das salas de aula, fazendo da literatura uma potente ferramenta de enfrentamento ao racismo. A continuidade do projeto prevê a ampliação do acervo, a consolidação do espaço físico e a formação de professores para o uso crítico e criativo da biblioteca, reafirmando o papel do PIBID como espaço de formação docente sensível às demandas sociais e ao combate ao racismo estrutural no cotidiano escolar. |
| Palavras-chave | afroteca, educação, antirracismo |
| Forma de apresentação..... | Painel |
| Link para apresentação | Painel |
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