| ISSN | 2237-9045 |
|---|---|
| Instituição | Universidade Federal de Viçosa |
| Nível | Graduação |
| Modalidade | Ensino |
| Área de conhecimento | Ciências Humanas e Sociais |
| Área temática | Dimensões Sociais: ODS4 |
| Setor | Departamento de História |
| Bolsa | PIBID |
| Conclusão de bolsa | Não |
| Apoio financeiro | CAPES |
| Primeiro autor | Nathália Floresta de Freitas |
| Orientador | VANESSA LANA |
| Título | História Para Todos: Experiência com Elaboração de Provas Adaptadas para o 8° Ano |
| Resumo | A experiência relatada neste trabalho é fruto da minha atuação como bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e estudante do curso de Licenciatura em História. A atividade foi realizada na Escola Municipal Doutor Arthur Bernardes, localizada no bairro Novo Silvestre em Viçosa-MG, com auxílio e orientação da professora supervisora Aline Soares. Tem como tema central a elaboração de provas adaptadas para alunos do 8° ano do Ensino Fundamental com deficiências variadas e como público-alvo estes alunos que possuem dificuldades de leitura e escrita, concentração e interpretação, necessitando de um material adaptado para eles. A justificativa para essa elaboração surgiu da necessidade de promover equidade no processo de ensino avaliativo, assegurando que todos os alunos possam demonstrar o que aprenderam, além de cumprir com a Legislação Brasileira, que determina a adequação avaliativa conforme as especificidades do estudante. O principal objetivo foi criar avaliações que dialogassem com as particularidades dos estudantes e com o conteúdo ensinado em sala de aula, com o auxílio do livro didático, Para isso, com a convivência e conversas com estes estudantes fui compreendendo onde possuíam mais dificuldades e até onde entendiam e assimilavam o contéudo e as atividades. Dessa maneira, utilizei metodologias como imagens, desenhos e atividades lúdicas, como caça-palavras. Os temas trabalhados foram o Iluminismo, Revolução Francesa e Revoluções na América Portuguesa, utilizando como base as aulas e o livro didático, mas adaptando com recursos visuais e linguagem simplificada. Como resultado, foi possível observar maior engajamento e melhores desempenhos dos alunos. Tanto a experiência no PIBID, auxiliando a professora Aline, quanto a de formulação de provas adaptadas que se relacionem com o conteúdo me mostrou como a atuação do professor em sala de aula é transformadora, especialmente quando nos atentamos a cada caso específico. Além de colocar em prática tudo o que nos é ensinado na faculdade, pude aprender como a educação inclusiva revela potencialidades. Adaptar é um gesto de empatia e de cuidado com o próximo, dessa maneira, cumprimos com o nosso papel de educadores, levando o nosso conhecimento a todos. |
| Palavras-chave | PIBID, provas adaptadas, estudantes |
| Forma de apresentação..... | Painel |
| Link para apresentação | Painel |
|---|