| Resumo |
O presente trabalho foi executado pelos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID), na Escola Estadual Padre Álvaro Correa Borges, na disciplina de história, mais precisamente para turma do nono ano do Ensino Fundamental II, juntamente com a professora de História, Tatiana Maria Fontes da Silva. No segundo bimestre os alunos estiveram acompanhando os fatos da 2ª Guerra Mundial e a ascensão do nazismo no mundo, adjacente a isso, a professora de literatura propôs, para mesma turma, a leitura da obra “O Diário de Anne Frank”. Diante deste cenário, pensamos em construir um debate guiado, para ser executado pela turma do 9º ano, com intuito de correlacionar o nazismo estudado em ambas matérias. Para que conseguíssemos desenvolver um olhar amplo sobre o acontecido, sugerimos apresentar para os estudantes o filme Jojo Rabbit (2019), na obra, o menino Jojo possui uma admiração pelo Nazismo, ao ponto de seu amigo imaginário ser o próprio Hitler. Os ideais de Jojo começam a ser abalados quando ele descobre que sua mãe escondia uma garota judia, em um vão da parede do quarto de sua falecida irmã, a partir desse contato, o personagem começa a questionar o movimento nazista, sua admiração pela guerra e pelo próprio Hitler. Com isso em mente, fomos com a turma, em uma manhã de terça-feira, para o porão da Universidade Federal de Viçosa, mais precisamente para o Cine Carcará, onde os alunos assistiram ao filme já instruídos de que ele seria a uma das chaves principais para a execução de nosso debate. No dia da culminância do projeto, começamos questionando esses estudantes se eles notaram alguma relação entre Jojo Rabbit e Anne Frank, o que os unia e os separavam e quais foram as perspectivas deles sobre as duas obras. Como resultado da atividade, obtivemos uma boa participação dos alunos, e apontamentos sobre a forte alienação na Alemanha e principalmente nas crianças que cresciam nesse cenário. Em suma, notamos que para além da boa absorção do conteúdo estudado e participação efetiva dos estudantes, também podemos notar o desenvolvimento de um olhar critico sobre ambas as obras, mas sobre principalmente o filme. |