| ISSN | 2237-9045 |
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| Instituição | Universidade Federal de Viçosa |
| Nível | Graduação |
| Modalidade | Ensino |
| Área de conhecimento | Ciências Humanas e Sociais |
| Área temática | Dimensões Sociais: ODS4 |
| Setor | Departamento de História |
| Bolsa | PIBID |
| Conclusão de bolsa | Não |
| Apoio financeiro | CAPES |
| Primeiro autor | Nalberth Diogo Cabral Gonçalves |
| Orientador | VANESSA LANA |
| Título | Desenhar para aprender: construção de materiais didáticos adaptados para alunos com necessidades específicas |
| Resumo | Durante minha atuação como estagiário do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), em 2025, na Escola Municipal Doutor Arthur Bernardes, com uma turma da 7ª série do ensino fundamental, desenvolvi algumas atividades pedagógicas pautadas no compromisso com práticas inclusivas, na intencionalidade didática e na escuta sensível. A experiência teve início a partir da orientação da professora supervisora, Aline Soares, e da constatação de uma demanda concreta: a ausência de recursos acessíveis para um estudante com deficiência e dificuldades de aprendizagem. Essa realidade mobilizou reflexões sobre a importância de respeitar os ritmos, os interesses e as formas de expressão dos alunos no processo educativo. Com base em uma observação atenta do cotidiano escolar e em comum acordo com a supervisora, elaborei materiais didáticos e instrumentos avaliativos adaptados, buscando promover um ambiente de aprendizagem mais acolhedor e democrático. As atividades desenvolvidas favoreceram diferentes formas de expressão e valorizaram as experiências individuais dos estudantes, articulando os conteúdos curriculares à realidade concreta dos sujeitos envolvidos. As propostas buscaram romper com práticas excludentes e padronizadas, promovendo o protagonismo dos alunos e ampliando as possibilidades de apropriação do conhecimento histórico. Assim, essa vivência reafirmou, para mim, que o trabalho docente exige mais do que domínio de conteúdo: exige sensibilidade, escuta ativa e planejamento. Ao propor atividades que dialogassem com os perfis diversos da turma, pude compreender com mais profundidade os desafios e as potências da educação inclusiva. O PIBID, nesse sentido, tem sido fundamental para minha formação inicial, pois me possibilita vivenciar a docência como prática reflexiva, ética e comprometida com a construção de uma escola mais justa, plural e acessível a todos. Visto que, a promoção da educação inclusiva é fundamental para garantir oportunidades iguais a todos os alunos. |
| Palavras-chave | Educação Inclusiva, práticas pedagógicas adaptadas, planejamento |
| Forma de apresentação..... | Painel |
| Link para apresentação | Painel |
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