Das Montanhas de Minas ao Oceano: Os Caminhos da Ciência para um Futuro Sustentável

20 a 25 de outubro de 2025

Trabalho 21001

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Pós-graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Dimensões Sociais: ODS4
Setor Departamento de Educação
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Geralda Aparecida dos Santos Vianna
Orientador MARIA SIMONE EUCLIDES
Título Do sonho ao pertencimento: a permanência de estudantes indígenas e quilombolas atendidos/as pelo Programa Bolsa Permanência da Universidade Federal de Viçosa - campus/UFV
Resumo Este estudo, fruto da pesquisa de mestrado intitulada “Do sonho ao pertencimento: a realidade da permanência de estudantes indígenas e quilombolas atendidos/as pelo Programa Bolsa Permanência da Universidade Federal de Viçosa - MG”, analisa as condições de permanência e as vivências acadêmicas de estudantes indígenas e quilombolas atendidos/as pelo Programa Bolsa Permanência (PBP), nos anos de 2022 e 2023. Implementado pela Portaria 389/2013, o PBP visa garantir a permanência e diplomação desses estudantes em instituições públicas de ensino superior. Assim, compreender suas experiências e narrativas sobre a presença universitária, tanto material quanto simbólica, foi essencial para avaliar os impactos do programa. A pesquisa adotou uma abordagem quali-quantitativa, combinando um levantamento de dados via Sisbp/MEC com entrevistas semiestruturadas realizadas com estudantes indígenas e quilombolas. O objetivo foi entender o perfil desses/as estudantes, identificando o número de beneficiários/as, cursos, gênero, etnias e comunidades de origem. Os resultados revelam múltiplos desafios enfrentados por esses grupos na UFV, incluindo o baixo número de matrículas reflexo da desigualdade sociorracial, bem como o descaso do poder público com os investimentos na educação básica, o que contribui para a segregação em cursos mais elitizados, como Engenharia e Medicina, nos quais a presença de estudantes indígenas e quilombolas é mínima ou inexistente. O apoio financeiro proporcionado pelo PBP foi destacado como fundamental para a permanência desses estudantes na instituição. No entanto, a pesquisa evidencia a necessidade urgente de estratégias que assegurem também a permanência simbólica, respeitando e valorizando suas identidades. Os relatos das entrevistas apontam para a ausência de representatividade, a ocorrência de racismo institucional e a falta de reconhecimento dos saberes dos/as estudantes indígenas e quilombolas. Esses fatores contribuem para a sensação de não pertencimento, ressaltando a necessidade de transformar o ensino superior em um espaço verdadeiramente inclusivo. Para isso, é essencial romper com o currículo eurocêntrico hegemônico, promover a valorização de saberes diversos e construir um ambiente acadêmico mais acolhedor. Essas mudanças são cruciais para fortalecer a presença dos/as estudantes indígenas e quilombolas na universidade, garantindo que exerçam plenamente seus direitos e vivenciem uma experiência acadêmica completa, tanto no âmbito material quanto simbólico.
Palavras-chave Estudantes indígenas e Quilombolas, Educação superior, Programa bolsa permanência
Forma de apresentação..... Vídeo
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