Das Montanhas de Minas ao Oceano: Os Caminhos da Ciência para um Futuro Sustentável

20 a 25 de outubro de 2025

Trabalho 20988

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Dimensões Sociais: ODS4
Setor Departamento de Educação
Bolsa PIBID
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Lucas de Souza Queiroz
Orientador TATIANA PIRES BARRELLA
Outros membros Hélida Duarte Santos , Henrique Barbosa da Silva, Willian Zacarias da Silva Rocha
Título Do Aluno ao Educador do Campo: vivências interdisciplinares e territórios de aprendizagem
Resumo Este relato de experiência apresenta reflexões a partir de dois momentos formativos vivenciados em uma Escola do Campo, localizada no município de Paula Cândido (MG), vinculados ao subprojeto PIBID – Educação do Campo UFV. O primeiro em 2017, quando o autor era aluno do Ensino Médio e participou de uma Feira de Ciências sobre alimentação saudável. O segundo, em 2025, já como estudante de licenciatura em Educação do Campo - Ciências da Natureza, envolveu sua atuação como bolsista PIBID na condução de um projeto de construção de uma horta escolar. O objetivo deste trabalho é analisar como essas duas vivências, em papéis distintos e em tempos diferentes. A metodologia adotada é qualitativa, com base na observação participante e no registro sistemático das atividades escolares. Como aluno, o autor experienciou a escola como espaço de descoberta e pertencimento, participando de um projeto que articulava disciplinas como Biologia, Química e Língua Portuguesa, por meio da produção de oficinas culinárias, análise de rótulos, criação de materiais informativos e apresentações interativas. O trabalho partia de questões concretas, os hábitos alimentares dos estudantes, e estimulava a construção coletiva do conhecimento, promovendo o protagonismo estudantil e a integração entre teoria e prática. Anos depois, como bolsista do PIBID, o autor retornou à mesma escola, agora com um novo olhar: o de educador em formação. Participou do planejamento e desenvolvimento de uma horta escolar com turmas do Ensino Fundamental e Médio, retomando um projeto deixado por pibidianos de edições anteriores. A atividade foi conduzida de forma interdisciplinar, mobilizando conhecimentos de Ciências, Matemática (medição e cálculo de área dos canteiros), Geografia (uso do solo e clima), e temas transversais como meio ambiente, saúde e alimentação. Foram promovidas ações práticas como mutirões de plantio, produção de mudas, rodas de conversa e intervenções educativas sobre sustentabilidade. A horta tornou-se um espaço vivo de aprendizagem, sensível à realidade local e à cultura camponesa, promovendo o envolvimento dos estudantes e a reflexão sobre práticas alimentares mais saudáveis e ecológicas. Ambas as experiências revelam a importância de práticas pedagógicas que dialoguem com a realidade concreta dos sujeitos, valorizem o território como espaço formativo e mobilizem diferentes áreas do conhecimento de forma integrada. A escola do campo, nesse contexto, revela-se como um lugar de resistência e transformação, onde o tempo e o espaço ganham sentido pedagógico quando articulados à vida dos estudantes. Conclui-se que viver a escola como aluno e, posteriormente, como educador em formação, permitiu ao autor compreender a docência como prática dialógica, enraizada na escuta, na colaboração e no compromisso com uma educação emancipadora, nos moldes freirianos.
Palavras-chave PIBID, formação docente, aprendizagem significativa
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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