| Resumo |
O presente trabalho tem por objetivo relatar uma experiência pedagógica com alunos do 6° ano do ensino fundamental da E.E Padre Álvaro Corrêa Borges, através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Nesse contexto, como estudante de graduação em História e bolsista pelo programa, desenvolvi juntamente com a professora da escola, Tatiana Maria Fontes da Silva, uma visita técnica com esses alunos ao campus da Universidade Federal de Viçosa. A visita tinha como objetivo apresentar o espaço universitário para os alunos do ensino básico, além de possibilitar aos discentes uma nova oportunidade de aprendizagem para além dos limites físicos da instituição escolar. Na ocasião, os alunos tiveram a oportunidade de conhecerem a biblioteca central da universidade, bem como o espaço de organização dos livros e áreas de estudos. Inicialmente, uma das bibliotecárias organizou uma contação de história em cordel na sala de leitura da biblioteca, no qual foi proposto uma conversa sobre o gênero literário apresentado e, além disso, as crianças puderam interagir com questionamentos e curiosidades sobre a história. Em seguida, os alunos foram encaminhados para a sala de vídeo, local onde aconteceu uma apresentação sobre as diferentes formas de registros do conhecimento ao longo do tempo. O conteúdo em questão dialogava diretamente com a disciplina de história, no qual os estudantes puderam assimilar com as fontes históricas e formas de registro escrita. Por fim, a visita técnica proporcionou aos alunos uma experiência de aprendizagem significativa, pois possibilitou a ampliação de seus horizontes culturais e percepção de ensino ao conhecerem um espaço de produção e difusão do saber científico. Além disso, a atividade evidenciou a importância de práticas pedagógicas que transcendam os limites da sala de aula tradicional, aproximando os estudantes do cotidiano universitário e incentivando a valorização do conhecimento como instrumento de transformação social. A visita também contribuiu para reforçar a percepção crítica dos discentes acerca das múltiplas formas de registros históricos, estimulando reflexões sobre a preservação da memória e da cultura. Portanto, atividades como essa consolidam o papel do PIBID enquanto agente de integração entre universidade e educação básica, fomentando práticas docentes mais dinâmicas, reflexivas e socialmente comprometidas. |