Das Montanhas de Minas ao Oceano: Os Caminhos da Ciência para um Futuro Sustentável

20 a 25 de outubro de 2025

Trabalho 20960

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Dimensões Sociais: ODS3
Setor Departamento de Nutrição e Saúde
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro UFV
Primeiro autor Mariana Marangon Campolina
Orientador ANDREIA QUEIROZ RIBEIRO
Outros membros Bruno Otávio Rodrigues, Clarice Lopes Gonçalves, Fernanda Gaspar Gróla, Jérsica Martins Bittencourt, Joice da Silva Castro, Rafael Junio Rombardi da Silva, Raquel Lopes Figueira, RENATO PEREIRA DA SILVA
Título Universidade Aberta à Pessoa Idosa (UNAPI-UFV) como espaço de aprendizado sobre a alimentação saudável no cuidado à saúde .
Resumo Introdução: A Universidade Aberta à Pessoa Idosa (UNAPI-UFV) é um programa de extensão para pessoas com 60 anos ou mais, que tem como objetivo promover o envelhecimento saudável. Envelhecer com saúde requer ações para o cuidado integral da pessoa idosa. A alimentação adequada influencia nesse processo e contribui para a prevenção de doenças e redução de complicações relacionadas ao envelhecimento. Descrição das principais ações: Durante três semestres (2024/01, 2024/02 e 2025/01), foram ofertados dois cursos a cada período sobre alimentação saudável no cuidado à saúde intestinal e osteomuscular. Os minicursos foram idealizados e desenvolvidos por alunos da graduação em Nutrição e pós-graduação em Ciência da Nutrição pela UFV, com o objetivo de gerar conhecimentos sobre as temáticas e favorecer o diálogo entre a instituição e a população idosa local. Cerca de seis encontros por semestre foram realizados em cada minicurso, que incluíram apresentações e rodas de conversas sobre o Guia Alimentar para a População Brasileira e rotulagem de alimentos, bem como oficinas práticas sobre anatomia humana e preparações culinárias saudáveis. Além disso, espaços virtuais para a troca de experiências dos participantes e envio de materiais dos minicursos foram disponibilizados. Ao final de cada encontro, uma avaliação interativa sobre o conteúdo, como cruzadinha, caça palavras, quiz, passa ou repassa e mitos e verdades, foi conduzida. No último encontro de cada minicurso, foi realizada uma autoavaliação pelos participantes, momento dedicado para a reflexão sobre a evolução conforme os encontros e os aprendizados, além do que ainda gostariam de explorar. Resultados alcançados até o momento: Durante os semestres avaliados, foram inscritos um total de 122 pessoas idosas em ambos os cursos, com média de idade de 68 anos (desvio padrão = 6,09 anos). A maioria eram mulheres (93,0%; n=113) e possuíam pelo menos ensino fundamental completo (80,2%; n=92). Durante os encontros, foi observado interesse dos participantes pelas temáticas abordadas, demonstrado pelas participações nas discussões sobre os conteúdos. Nas autoavaliações, os participantes demonstraram gratidão pelo aprendizado, motivação para a adoção de hábitos alimentares saudáveis e sugestões de outras temáticas para novas formações. Conclusões: A UNAPI-UFV constituiu um espaço facilitador da troca de conhecimentos sobre alimentação saudável em um processo caracterizado pela valorização da autonomia, protagonismo e intergeracionalidade.
Palavras-chave Longevidade, alimentação saudável, intergeracionalidade
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
Gerado em 0,63 segundos.