| Resumo |
O presente resumo visa apresentar a proposta do projeto de pesquisa de Mestrado intitulado ”Margens que ecoam: as cotas como um caminho de insurgências na pós - graduação um panorama dos/as estudantes negros/as do Centro de Ciências Biológicas e Agrárias da UFV”, que tem como objetivo investigar as trajetórias dos estudantes cotistas que ingressaram nos programas de pós-graduação da Universidade Federal de Viçosa (UFV), especificamente nos Centros de Ciências Agrárias (CCA) e Centro de Ciências Biológicas (CCB), nos períodos de 2025/1, 2025/2 e 2026/1. Este projeto compõe o Projeto guarda-chuva “Programas Alteridades na Pós Graduação”, aprovado no edital n° 037/2022 da CAPES, que analisa a presença e agência de discentes contemplados com as políticas de ação afirmativa nos programas de pós-graduação da UFV, Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Universidade de Brasília (UnB). A pesquisa insere - se no debate sobre desigualdades raciais, ações afirmativas, interseccionalidade de gênero e raça no ensino superior. Como objetivo específico busca-se compreender como tem se dado o acesso e a permanência sob a ótica dos(as) discentes de modo a mapear a presença, a produção científica de cotistas nos programas, identificar em quais áreas há maior ou menor adesão à política de cotas e, por fim, propor estratégias institucionais de fortalecimento da permanência destes estudantes. A metodologia adotada é de caráter mista, com procedimentos quantitativos a partir do levantamento do perfil sociodemográfico e racial, por meio de questionários (Google Forms), para os/as estudantes cotistas da pós-graduação. Além disso, será utilizado a estratégia de “Bola de neve” para contactar os/as cotistas. No âmbito qualitativo serão realizadas entrevistas semiestruturadas com as/os discentes de modo a ouvir as suas narrativas sobre as presenças na pós. Espera-se que esse trabalho contribua para a ampliação de debates sobre as políticas de ações afirmativas, aprimorando essa discussão principalmente na pós-graduação, evidenciando os impactos nas trajetórias acadêmicas dos/as estudantes cotistas. Fica evidente, portanto, que ao abordar essa temática, teremos a possibilidade de enegrecer o conhecimento que é produzido dentro das universidades, ecoando as vozes e ressignificando as margens em que são colocados os saberes da população negra. |