Das Montanhas de Minas ao Oceano: Os Caminhos da Ciência para um Futuro Sustentável

20 a 25 de outubro de 2025

Trabalho 20949

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Pós-graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Dimensões Sociais: ODS10
Setor Departamento de Educação
Bolsa CAPES
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Yuri Leandro Cupertino Silva
Orientador MARIA SIMONE EUCLIDES
Outros membros DANIELA ALVES DE ALVES, HELOISA RAIMUNDA HERNECK
Título Reverberando vozes: com a palavra, os/as cotistas da Pós graduação da UFV
Resumo O presente resumo visa apresentar a proposta do projeto de pesquisa de Mestrado intitulado ”Margens que ecoam: as cotas como um caminho de insurgências na pós - graduação um panorama dos/as estudantes negros/as do Centro de Ciências Biológicas e Agrárias da UFV”, que tem como objetivo investigar as trajetórias dos estudantes cotistas que ingressaram nos programas de pós-graduação da Universidade Federal de Viçosa (UFV), especificamente nos Centros de Ciências Agrárias (CCA) e Centro de Ciências Biológicas (CCB), nos períodos de 2025/1, 2025/2 e 2026/1. Este projeto compõe o Projeto guarda-chuva “Programas Alteridades na Pós Graduação”, aprovado no edital n° 037/2022 da CAPES, que analisa a presença e agência de discentes contemplados com as políticas de ação afirmativa nos programas de pós-graduação da UFV, Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Universidade de Brasília (UnB). A pesquisa insere - se no debate sobre desigualdades raciais, ações afirmativas, interseccionalidade de gênero e raça no ensino superior. Como objetivo específico busca-se compreender como tem se dado o acesso e a permanência sob a ótica dos(as) discentes de modo a mapear a presença, a produção científica de cotistas nos programas, identificar em quais áreas há maior ou menor adesão à política de cotas e, por fim, propor estratégias institucionais de fortalecimento da permanência destes estudantes. A metodologia adotada é de caráter mista, com procedimentos quantitativos a partir do levantamento do perfil sociodemográfico e racial, por meio de questionários (Google Forms), para os/as estudantes cotistas da pós-graduação. Além disso, será utilizado a estratégia de “Bola de neve” para contactar os/as cotistas. No âmbito qualitativo serão realizadas entrevistas semiestruturadas com as/os discentes de modo a ouvir as suas narrativas sobre as presenças na pós. Espera-se que esse trabalho contribua para a ampliação de debates sobre as políticas de ações afirmativas, aprimorando essa discussão principalmente na pós-graduação, evidenciando os impactos nas trajetórias acadêmicas dos/as estudantes cotistas. Fica evidente, portanto, que ao abordar essa temática, teremos a possibilidade de enegrecer o conhecimento que é produzido dentro das universidades, ecoando as vozes e ressignificando as margens em que são colocados os saberes da população negra.
Palavras-chave programas de pós - graduação, ações afirmativas, UFV
Forma de apresentação..... Vídeo
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