Das Montanhas de Minas ao Oceano: Os Caminhos da Ciência para um Futuro Sustentável

20 a 25 de outubro de 2025

Trabalho 20944

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Ensino médio
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Dimensões Sociais: ODS4
Setor Colégio de Aplicação - Coluni
Bolsa PIBIC Ensino Médio
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Mariana Abelha e Reis
Orientador VALDENIA CARVALHO E ALMEIDA
Título Identificando as “habilidades do século 21” no contexto da educação: um estudo bibliográfico.
Resumo A comunidade global tem sofrido mudanças nas mais diversas áreas da vida social. Novos modelos de trabalho têm sido instaurados em função das avançadas inovações tecnológicas que possibilitam novas relações e exigem o desenvolvimento de novas habilidades, conhecidas como “21st-century skills”. Tais habilidades também são essenciais para enfrentar os desafios mundiais como a crise climática e a individualização de atividades em meio a sociedade conectada. No entanto, as chamadas “habilidades do século 21”, em meio a sua enorme importância para o melhor desenvolvimento social, ainda não possuem significado exato em função das diversas discussões sobre quais “skills” se encaixam no conceito. Dessa forma, o estudo visa identificar as habilidades consideradas “do século 21” observando as motivações para a seleção das mesmas e entender como impactam o globo uma vez instaladas no ambiente escolar. Assim, com o intuito de compreender a que as pessoas se referem quando utilizam o termo "habilidades para o século 21", o presente estudo busca responder a pergunta de pesquisa: Quais habilidades têm sido consideradas como "habilidades para o século 21" no contexto da educação? Logo, o objetivo principal do estudo é identificar as habilidades específicas mais comumente usadas na literatura e, ainda, observar as possíveis motivações para a seleção destas habilidades. Nesse contexto, para atingir os objetivos propostos, será empreendida uma pesquisa bibliográfica sobre o tema "habilidades para o século 21". Dentre as fontes selecionadas para a pesquisa, três documentos serão analisados: da UNESCO (2017), "E2030: Educação e Habilidades para o Século 21", da OCDE (2019), "Futuro da Educação e Habilidades 2030: Bússola de Aprendizagem da OCDE 2030", e da Comissão Europeia (2018), "Anexo da Recomendação para o Estabelecimento de um Conselho sobre as Competências Básicas para a Aprendizagem ao Longo da Vida". Ao final do estudo, as análises dos documentos e da bibliografia revelam que as habilidades para o século 21 são definidas visando o desenvolvimento pessoal de cada futuro trabalhador para, dessa maneira, integrar o progresso, principalmente econômico, mundial. Ainda nota-se o impacto das “21st-century skills” no meio ambiente, na saúde mental dos estudantes e em países marginalizados. Por fim, pode-se concluir que as habilidades mais Identificadas são as 4C’s- comunicação, pensamento crítico, colaboração e criatividade- mas, além delas há outras mencionadas com menos frequência que também são de extrema importância para que a sociedade desenvolva por completo, melhorando, além da economia, a qualidade de vida dos cidadãos e o meio em que habitam.
Palavras-chave habilidades para o século 21, educação, aprendizagem.
Forma de apresentação..... Vídeo
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